Piauí registra a primeira morte por chikungunya em 2024; vítima era de Teresina, diz FMS - Saúde
ÓBITO

Piauí registra a primeira morte por chikungunya em 2024; vítima era de Teresina, diz FMS

Segundo nota, a vítima era residente da zona Norte da capital piauiense


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 14h40) 

O Piauí registrou a primeira morte por chikungunya em 2024. A vítima, que era natural de Teresina, faleceu no último dia 7 de junho. A informação foi confirmada ao A10+ pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Segundo nota, a vítima era residente da zona Norte da capital piauiense. A mulher sofreu complicações atípicas, raras e letais da doença, incluindo comprometimento cardíaco severo. Ao todo, o Piauí já contabilizou 733 casos prováveis de chikungunya e uma redução de 86% na incidência em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em relação à dengue, o Piauí já contabilizou 19 mortes em decorrência da doença no estado somente neste ano, dessas, 3 vítimas são de Teresina. 

Veja abaixo a nota na íntegra: 

A FMS confirma a primeira morte por febre chikungunya em 2024 em Teresina. Trata-se de uma jovem que sofreu complicações atípicas, raras e letais da doença, incluindo comprometimento cardíaco severo. Por conta do caráter inusitado da situação, além de solicitar a contraprova dos exames laboratoriais inicialmente positivos, o caso foi discutido por um comitê de especialistas da Diretoria de Vigilância em Saúde para avaliar a relação de causalidade entre a infecção e o óbito. A FMS reitera que toda a assistência possível foi prestada à paciente e que a população deve continuar os cuidados em relação a se evitar os criadouros de mosquitos nos seus domicílios.

  

Piauí registra a primeira morte por chikungunya de 2024, diz Secretaria de Saúde
Reprodução

   

O que é chikungunya?

A chikungunya é uma doença causada por um vírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que faz essa transmissão.

Pode ser chamada de febre chikungunya e, uma vez que a pessoa é picada por um mosquito infectado com o vírus, ela pode levar de quatro a sete dias para desenvolver os sintomas da doença.

Uma vez que a pessoa teve chikungunya, não apresentará novamente a doença em sua vida, porque terá desenvolvido resistência ao vírus.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DO STF DESCRIMINALIZAR O PORTE DE MACONHA PARA USO PESSOAL

ver resultado