O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou uma operação e prendeu 4 suspeitos, incluindo uma mulher, de envolvimento no assassinato do adolescente Antônio José da Silva, 16 anos, em abril deste ano na zona Norte de Teresina. A motivação, segundo a polícia, seria uma desavença entre a vítima e um dos suspeitos presos, e possível envolvimento com facções.
O delegado Genival Vilela, responsável pelo caso, revelou os detalhes do assassinato. A vítima teria sido atraída por uma suposta mulher para um encontro. Ao chegar no local combinado, no entanto, o adolescente foi executado. A polícia realizou as investigações e conseguiu identificar, até o momento, quatro pessoas envolvidas. Todas estão presas temporariamente e foram identificadas como Antony Hadriel dos Santos Silva, Jonathan Gabriel dos Santos Luz, Leidimar Alves de Sousa e Francisco das Chagas de Sousa Miranda.
Divulgação
Ainda de acordo com o delegado, o adolescente e um dos suspeitos ouvidos tinham uma desavença por conta de uma agressão que a vítima teria cometido contra uma mulher. O assassinato tem, possivelmente, relação com facções criminosas.
"A motivação, segundo um dos ouvidos, apesar de ele negar o crime, ele disse que já teve uma desavença com a vítima, em dado momento a vítima teria agredido uma mulher e na ocasião ele teria ido defender essa mulher e por isso eles passaram a ser inimigos naquela ocasião. Então é a informação de um dos ouvidos que foi preso. A motivação talvez tenha a ver com facção. Como a investigação está em andamento, vamos aguardar um pouco mais", detalhou o delegado.
Dos quatro presos durante a operação, dois homens já tem passagens pela polícia por outros crimes. Um terceiro suspeito e a mulher presa não possuem processos criminais.
"Um deles já tem alguns processos, entre eles há um processo de homicídio, ele já foi investigado no DHPP por outros homicídios também, já foi suspeito de outros homicídios. Um outro, tem dois processos, aliás, dois B.O.s, boletim de ocorrência por estelionato. teria praticado estelionato em outro estado e o terceiro, nós não encontramos processo criminal, a mulher também não encontramos processo criminal", disse.
A vítima também já era conhecida da polícia por praticar roubos na cidade. Na época do crime estaria também praticando outros atos infracionais. As investigações ainda não foram concluídas, mas segundo a polícia, durante oitivas a mulher mentiu bastante sobre a ocorrência e negou informações à polícia.
"Quando ouvida, ela mentiu bastante sobre a situação, inclusive quanto ao namorado dela, nós já tínhamos a informação que ele andava na motocicleta, então era uma pessoa que obrigatoriamente nós tínhamos que ouvir, ela deu o nome errado, disse que não ia fornecer o endereço dele, porque ele não tinha nada a ver, eu até expliquei na ocasião que iria só conversar com ele, se ele não tinha nada a ver, não teria nenhum problema, mas ela não forneceu", explicou Vilela.
Alguns dos suspeitos tinham envolvimento apenas no planejamento da execução e outros no ato do assassinato. Os suspeitos estão presos temporariamente e a polícia trabalha para identificar novos envolvidos.
O crime
Um adolescente identificado como Antônio José da Silva, de 16 anos, foi assassinado a tiros neste final de semana, após ser atraído para uma emboscada em uma praça no bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina. De acordo com informações da Polícia Civil do Piauí (PCPI), Antônio José teria ido ao local após marcar um encontro com uma suposta namorada.
Segundo o delegado Genival Vilela, Antônio chegou à praça de carona com um tio, que o deixou no ponto combinado. Poucos minutos depois, dois homens usando capacetes se aproximaram e efetuaram diversos disparos contra o adolescente, que morreu ainda no local. De acordo com o delegado, outros dois homens em uma motocicleta teriam dado suporte aos atiradores durante a ação criminosa.