Com Jair Bolsonaro inelegível e condenado a mais de 27 anos de prisão como líder da tentativa de golpe de estado, o nome do Governador de São Paulo tornou-se ainda mais palatável junto ao Centrão para disputar a Presidência da República, como afirmaram à TV Antena 10 o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI) e o Presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI) nesta quinta-feira (25).
Para eles, Tarcísio é “imbatível” e venceria Lula em 2026. Por outro lado, a pressão do núcleo bolsonarista ainda é por anistia e manter Jair Bolsonaro como candidato. Essa opção parece não ser a mais viável. Tarcísio tem enfrentado resistência, principalmente dos filhos do ex-Presidente e em especial, do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está em autoexílio nos Estados Unidos, mantendo críticas ao Governador de São Paulo e afirmando que irá concorrer à Presidência da República. O desafio agora é convencer essa ala mais radical do Partido Liberal a apoiar o nome posto pelo Centrão.
Enquanto isso, o Governador de São Paulo deu uma guinada nas últimas semanas em uma defesa da anistia para condenados pro atos golpistas típica de bolsonaristas. Isso teria provocado um desgaste que Tarcísio de Freitas (REP) não estaria mais disposto enfrentar e, desta forma, mantendo candidatura a reeleição. Ele deve ter um encontro que pode ser definitivo com Jair Bolsonaro nos próximos dias.