O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, demitiu o policial civil Cícero Henrique de Sousa Araújo após um processo administrativo disciplinar indicar uma série de crimes praticados pelo servidor. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (22). Cícero havia sido preso em março deste ano por usar a arma de uso profissional para ameaçar mulheres.
Cícero exercia as funções na Delegacia de Barras. Ele também coleciona uma série de processos no âmbito do estado. Em 2015 foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio culposo, após ter atirado em um colega de trabalho dentro da própria delegacia. Em 2017 foi um dos alvos de uma operação da Polícia Civil que apurava a participação de policiais civis em organizações criminosas.
Conforme o secretário, a demissão foi baseada no o artigo 57, inciso III e art. 58, incisos XIII e XLV do Estatuto da Polícia Civil do estado. Também foi determinado a notificação do servidor e a entrega da carteira funcional, insígnias, distintivos, armas e quaisquer outros documentos ou objetos que o possibilite apresentar-se na qualidade de servidor.
"Determino após o cumprimento da notificação, que o Departamento de Gestão de Pessoas da Polícia Civil do Estado do Piauí proceda ao registro da demissão nos assentamentos funcionais do servidor processado", diz o secretário.