Governador eleito, Rafael Fonteles anuncia extinção de órgãos e criação de secretarias

Proposta de mudança foram enviadas à Assembleia Legislativa do Piauí

O governador eleito, Rafael Fonteles (PT), divulgou nas redes sociais mudanças enviadas à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na estrutura do governo. Entre as mudanças, está a transformação da Fundespi e Emater, em secretarias, além de fusão de órgãos a secretarias já existentes. Segundo o petista, a ideia é reduzir cargos e custeios da máquina pública.

  

Governador eleito, Rafael Fonteles (PT)
Jade Araújo / A10+

   

“Todas essas alterações visam dar maior eficiência à nossa gestão, em linha com as metas do nosso Programa de Governo, proporcionando ainda a redução de cargos e do custeio da máquina pública estadual”, relatou em sua conta no Twitter. 

As propostas de mudanças são para: extinção da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), com as mesmas funções sendo atribuídas para a Secretaria de Saúde, a extinção da companhia Porto Piauí, com as mesmas funções sendo atribuídas para a Investe Piauí, extinção da companhia Gaspisa, com as funções sendo atribuídas para a Investe Piauí.

As alterações também vão acontecer na Coordenadoria das Mulheres para Secretaria das Mulheres, Coordenação de Igualdade Racial para Superintendência de Igualdade Racial dentro da estrutura da SASC, Coordenadoria do Idoso para a Superintendência do Idoso, dentro da SASC. A atual Coordenadoria será substituída pela Coordenadoria para Áreas Metropolitanas (COAM).

“O foco da COAM será o desenvolvimento sustentável das duas áreas metropolitanas do nosso Estado (Grande Teresina e Grande Parnaíba)”, afirma o governador eleito.  

As demais alterações serão na Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais para Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais no Interpi, alteração da Fundação de Esportes (Fundespi) para Secretaria de Esportes (Secepi), sem aumento no número de cargos do Estado, alteração do Emater para Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA), com a Adapi sendo vinculada a essa Secretaria, sem aumento no número de cargos do Estado.

Por fim, a proposta também considera alteração da Coordenadoria de Irrigação (COFIR) para Secretaria de Irrigação e Recursos Hídricos (SEFIR), sem aumento no número de cargos do Estado e alteração da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.

Órgãos com secretários já nomeados

No inicio do mês, o governador eleito Rafael Fonteles deu início a indicação para as secretarias do seu governo. Caso as mudanças sejam aprovadas na Alepi, algumas secretarias com nomes já indicados pelo governador irão ganhar novas atribuições. 

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc), que será presidida pela atual governador, Regina Sousa, terá três coordenadorias atribuídas a secretaria. A gestora pública Dra. Josiene Marques Campelo, nomeada para Fundespi, deve assumir o cargo de secretária de esporte. Ellen Gera, nomeado para a ATI, pode assumir a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí.

Veja abaixo outros nomes confirmados no governo Fonteles: