Notting Hill: conheça a festa cultural que leva mais de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres - A10+ pelo Mundo
A10+ pelo Mundo
A10+ PELO MUNDO

Notting Hill: conheça a festa cultural que leva mais de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres

O evento foi inspirado nas tradições carnavalescas caribenhas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Caso você não saiba, a terra do Rei Charles também tem um carnaval para chamar de seu. Assim como o nosso, o carnaval londrino também acontece durante um feriado, também tem pessoas fantasiadas nas ruas, muita cor, muita purpurina, bateria de samba, e claro, os desfiles. 

Mas diferente da nossa celebração carnavalesca, essa ocorre nos últimos dias do mês de agosto, durante o feriado bancário, e tem duração de dois dias, lotando as ruas do bairro de Notting Hill, um dos mais conhecidos da cidade, em pleno verão europeu.

  

Conheça a festa cultural que leva mais de 1 milhão de pessoas para as ruas de Londres Unsplash

   

E se você pensa que os ingleses  são os responsáveis pela festividade, você está enganado, os grandes protagonistas do evento são os imigrantes.

O evento foi inspirado nas tradições carnavalescas caribenhas, especialmente no tradicional Carnaval de Trinidad e Tobago, e iniciou como uma resposta positiva e culturalmente rica em meio aos desafios sociais e econômicos enfrentados pelos imigrantes no início dos anos 60. 

Todos os anos, descendentes e imigrantes de países como Jamaica, Honduras, e outros, desembarcam em Londres vindo de todas as partes do Reino Unido e da Europa, para celebrar esse evento tão importante na cultura popular. 

Vale lembrar, que apesar de o Brasil ser considerado o país do carnaval, nós não criamos essa tradição, que surgiu alguns séculos antes do descobrimento do nosso país. 

E como país do maior carnaval do mundo, é claro que o Brasil tem presença carimbada na festividade londrina, principalmente porque a comunidade brasileira no Reino Unido é muito grande. 

Além dos muitos brasileiros que comparecem para curtir a festa como foliões, existem outras centenas que fazem bonito no desfile, dando uma mostra do que é o carnaval tupiniquim. 

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas participam do desfile, que conta com percussionistas, pessoas fantasiadas e vários carros de som que puxam os foliões devidamente customizados com os seus "abadás". Grupos de samba, escolas de dança e músicos locais se unem para criar um espetáculo envolvente. 

Durante os dias do evento, boa parte das ruas da região de Kensington e Chelsea ficam interditadas para carros e as estações de metrô próximas ficam extremamente lotadas. A organização do trânsito e do fluxo de pessoas é algo minimamente planejado pelas autoridades inglesas, e a segurança é reforçada durante os dias de festa. 

Já alguns dias antes é possível ver a montagem de centenas de barracas, para a comercialização de comida típicas, bebidas e lembranças de cada país que participa do evento. Se você gosta de um bom samba, é possível ver algumas baterias brasileiras no desfile, inclusive organizadas por maestros brasileiros, mas em pequena quantidade. 

O destaque fica para os ritmos caribenhos que ditam a festa, como o caso do reggae, reggaeton, calypso, mento, entre outros. Inclusive os ingleses já consideram o evento parte da cultura local, e comparecem em peso para curtir e dançar bastante. 

O Carnaval de Notting Hill é considerado o maior da Europa e o segundo maior do mundo, ficando apenas atrás do brasileiro (é claro!). O Carnaval de Londres é uma experiência que vai além da festa e do entretenimento, é uma celebração que abraça a riqueza cultural da cidade, unindo comunidades diversas em uma expressão coletiva de alegria e identidade. 

Se você estiver na capital britânica durante a última semana de agosto, não perca a oportunidade de vivenciar essa festa, com certeza vai valer muito a pena. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Por Rogério Marques

Por Rogério Marques

Conheça as culturas e tradições de outros países

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado