📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Polícia Civil do Piauí (PCPI) e a Polícia Militar do Piauí (PMPI) deram mais detalhes à TV Antena 10 sobre a operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), que teve como objetivo combater o tráfico de drogas e desarticular a atuação de uma organização criminosa que operava na cidade de Altos, no Piauí. Quatro armas de fogo apreendidas durante a ação.
O coronel Pitombeira destacou a importância das prisões realizadas e ressaltou que a operação representa um avanço no enfrentamento à criminalidade na região.
“Foram prisões importantíssimas para tirar de circulação esses indivíduos que têm envolvimento com diversos tipos de crime, como associação criminosa, homicídios e outros. Tirando de circulação da sociedade, da região de Altos. O objetivo é esse: cada vez buscar mais segurança e a paz na capital, região metropolitana e no Piauí”, disse o coronel Pitombeira.
O delegado Charles Pessoa detalhou à TV Antena 10 os resultados da operação, explicando que os suspeitos já vinham sendo monitorados pelas forças de segurança há algum tempo, especialmente pelo uso das redes sociais para a prática de crimes.
“Conseguimos efetuar a prisão de sete criminosos, foram quatro armas apreendidas. Eles já vinham sendo monitorados há algum tempo. Indivíduos que estavam dando publicidade para algumas ações criminosas, usando as redes sociais para ostentar arma de fogo, para comercializar entorpecentes. O DJ, um dos presos de hoje, tinha três mandados de prisão em aberto, homicida, sofreu duas tentativas de homicídio, atuava no tráfico. Um outro preso hoje guardava armas de fogo. Ação muito produtiva a de hoje”, afirmou o delegado Charles Pessoa.
Ainda segundo o delegado, as forças de segurança têm observado um aumento no uso das redes sociais por parte de criminosos como forma de aliciar novos integrantes e fortalecer organizações criminosas, o que tem motivado operações específicas de monitoramento digital.
“A gente tem se deparado com mais frequência com esses indivíduos usando essas ferramentas da rede social para fazer o aliciamento e cooptação de outras pessoas. A Secretaria tem desenvolvido um trabalho muito forte de monitoramento dessas ferramentas. Foram deflagradas inúmeras operações nesse sentido”, disse o delegado Charles Pessoa.
De acordo com as informações repassadas pela polícia, o grupo criminoso exercia domínio territorial e utilizava as redes sociais para intimidar moradores do município, por meio de gestos e mensagens que faziam apologia ao crime, com o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação da organização criminosa em Altos.

Fonte: Portal A10+