Prefeito Silvio Mendes alega falta de recursos ao negar construção de policlínica em Teresina - Balanço Geral Piauí
Balanço Geral Piauí
SAÚDE

Prefeito Silvio Mendes alega falta de recursos ao negar construção de policlínica em Teresina

Gestor afirma que proposta do Ministério da Saúde não garante recursos para custear a nova unidade


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, afirmou que a prefeitura não tem condições financeiras de assumir a construção de uma policlínica na capital. Segundo ele, apesar de reconhecer a importância do equipamento para a rede de saúde, a proposta do Ministério da Saúde foi recusada por não haver garantia de recursos suficientes para o custeio da unidade.


Ao relatar uma reunião recente com representantes do Ministério da Saúde, Silvio Mendes explicou que a oferta para construção da policlínica não veio acompanhada de uma solução financeira sustentável. O prefeito lembrou ainda de tentativas anteriores de buscar apoio federal para manter o sistema de saúde da capital, que, segundo ele, não avançaram.

  

Silvio Mendes alega falta de recursos ao negar construção de policlínica em Teresina
TV Antena 10

   

“Ontem eu tive uma reunião online com o Ministério da Saúde, porque eles estão oferecendo a construção de uma policlínica em Teresina e eu não aceitei. Seria bom? Sim. A gente precisa? Também! Mas vocês lembram quando a gente foi no ano passado, com toda a bancada federal, o governador Rafael, o ministro Wellington Dias, ao Ministério da Saúde, pedir recursos financeiros para sustentar o sistema de saúde de Teresina? Depois eles mandaram uma comissão técnica e não deu em nada”, disse Silvio Mendes.

Na sequência, o prefeito detalhou as dificuldades enfrentadas atualmente pela gestão municipal para manter os serviços de saúde em funcionamento. Ele citou o alto custo mensal do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e a falta de insumos básicos como fatores que impedem a ampliação de despesas.

“A gente continua gastando mais de R$ 20 milhões a mais no HUT, continua faltando remédio, tanta coisa. Como vou aumentar uma despesa se não posso sustentar a que tenho hoje? Não vão fazer, não aceito. Ou eles garantem o custeio, que é menor do que a necessidade, ou não vai ter”, afirmou Silvio Mendes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Sob o comando de Beto Rego

Sob o comando de Beto Rego

De segunda a sexta, às 11h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado