Marco Polo - Empreendedorismo e inovação
Empreendedorismo e inovação
MESTRE EM EMPREENDORISMO E INOVAÇÃO

Marco Polo

E a partir de hoje iremos mergulhar nessa jornada da vida


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Hoje inicio minha jornada por aqui, onde espero poder compartilhar com vocês um pouco do que sei e muito do que teremos a aprender obrigado pelo convite e espero não decepcioná-los, apesar de saber que irei, mas que poderei corrigir.

Começarei conforme os costumes orientais que tem em suas tradições o hábito de homenagear seus antepassados, lembrarei de nosso considerado primeiro empreendedor do ocidente, o veneziano “MARCO POLO”. Seria então que não haveria outros anteriores a ele? E por que razão ele seria considerado o primeiro?

  

Veneziano Marco Polo Reprodução internet

   

Bem, é claro que não, seu próprio pai Niccolo e seu tio Maffeo eram mercadores na Rota Da Seda, a questão é que ele foi o primeiro a contar a história, quando escreveu o livro As Aventuras de Marco Polo, com certa pitada de exagero, no seu retorno da aventura a CHINA que durou 24 anos saindo de casa com 17 anos para acompanhar seu pai e tio na Rota Da Seda. Lá seu pai o deixou em troca de sua liberdade de explorar a rota da seda sobre a tutela do grande imperador Kublai Khan, neto de Gengis Khan, líder mongol que fundou a dinastia YUAN, em troca de sua liberdade em explorar a rota da seda.

É no livro que podemos observar e associar sua aventura ao conceito de empreender, pois para empreender requeremos algumas atitudes de extrema coragem e responsabilidade, que comumente queremos nos afastar, podemos ver também à vontade e o desprendimento de suas ações, a disponibilidade de assimilar novos conhecimentos e comportamentos, o respeito às regras estabelecidas e a hierarquia, hoje comumente desviadas por nossos interesses. Isto é, empreender vai muito além de montar um negócio, é necessário se dispor a querer se adaptar a uma aventura que terá glórias e fracassos.

E a partir de hoje iremos mergulhar nessa jornada da vida que é empreender, procuraremos fazer uma reflexão dessa ação sobre a ótica da Inovação. Procurarei dar uma sequência para que esse conteúdo fique em formato de capítulos e no futuro possamos editá-los.

Obrigado a todos os leitores

Aguardem os próximos capítulos!


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fábio Nery

Fábio Nery

Fique conectado