Marco Polo IV O Regresso - Empreendedorismo e inovação
Empreendedorismo e inovação
EMPREENDORISMO E INOVAÇÃO

Marco Polo IV O Regresso

Para reverter tal situação os irmãos Nicolau e Maffeu juntamente com Marco organizaram uma grande festa


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Era o ano 1295 finalmente estavam em águas venezianas retornando para casa com seu pai e seu tio após uma vida fora de casa. Já não o mais reconheciam, pois não o identificavam como um veneziano, seus trajes e a língua que usavam eram totalmente diferentes, a casa dos Polos desaparecera e sua identidade com ela. Havia um murmurinho na cidade que tinham chegado uns impostores que se passariam como os Polos. Foi nesse ambiente que chegaram em casa após receberem uma notícia triste quando estavam na Pérsia, que o Grande Kublai Khan morrera na idade de oitenta anos. 

  
Marco Polo IV O Regresso Reprodução
 
 
 

Para reverter tal situação os irmãos Nicolau e Maffeu juntamente com Marco, organizaram uma grande festa para toda a corte, prepararam presentes e um lugar bastante pomposo onde seriam apresentados à sociedade. No transcorrer da festa eles entram com trajes tártaros e longas barbas e autorizam a entrega dos presentes, que seriam pedrarias e jóias trazidas do oriente. De repente eles desaparecem de cena e entram com seus trajes venezianos. Neste momento todos então os reconhecem como os herdeiros do magnífico Andrea Polo e passam a serem aceitos em sua cidade. 

Podemos então tirar como aprendizado neste episódio, a diplomacia que os empreendedores precisam ter ao se depararem com situações adversas do esperado, neste caso queriam ter sido recebidos com glórias e pompas e foram recebidos como estranhos e falsários. Levando-os a darem um passo atrás, avaliando o contexto externo e arrumando um meio de transpor a situação, e com isso podendo conciliar-se  com a sociedade.


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fábio Nery

Fábio Nery

Fique conectado