Família no crime, veículo de luxo, drogas e lideranças do B40: delegado dá detalhes de operação que prendeu 5 pessoas na casa do “Pompom” em Teresina - Piauí no ar
Piauí no ar
DETALHES

Família no crime, veículo de luxo, drogas e lideranças do B40: delegado dá detalhes de operação que prendeu 5 pessoas na casa do “Pompom” em Teresina

A polícia acredita que as duas mulheres presas na operação sejam lideranças do Bonde dos 40, sendo elas as principais responsáveis pelo imóvel


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O delegado Charles Pessoa, que esteve à frente da operação deflagrada pelo DRACO na manhã desta quarta-feira (07), concedeu entrevista à imprensa e trouxe mais detalhes sobre o perfil dos investigados presos, material apreendido e reincidência de criminalidade na região.

De acordo com a polícia, a residência foi alvo de pelo menos três operações policiais e é de propriedade de "Pompom", que já está preso. O criminoso é irmão de outros dois investigados, o Sapão e o Neto Camelo, que já são conhecidos pela polícia por crimes como homicídios e envolvimento com facções criminosas. 

Alvo da Operação do DRACO e famíliia do crime
Divulgação

   

Durante a operação, a polícia apreendeu um veículo de luxo que seria de propriedade da estudante de direito e uma outra mulher que também foi presa. A residência de "Pompom", que já está preso, estava sendo administrada pelos suspeitos presos nesta operação. O local estava sendo usado para comercialização de drogas de alto padrão.


Segundo o delegado Charles Pessoa, a próxima ação do DRACO deve ser solicitar a desapropriação do imóvel, que tem sido utilizado apenas para essa prática criminosa.

"Vamos pedir, com certeza, é uma próxima ação que a gente vai fazer a desapropriação desse imóvel. A gente vai representar junto ao Poder Judicial e acreditamos até pelos elementos, pelo histórico realmente desse endereço, desse imóvel, a gente vai conseguir a desapropriação, até porque ele tem servido única e exclusivamente para a facção criminosa, para o tráfico de entorpecente", disse o delegado.


O delegado acredita que as duas mulheres presas sejam lideranças do Bonde dos 40, visto que eram elas as principais responsáveis pelo imóvel. A informação deve ser confirmada no decorrer das investigações. "As duas mulheres, elas são responsáveis pelo imóvel junto com os dois companheiros. Então, existe uma probabilidade muito grande delas exercer esse papel de liderança", explicou.


Um dos presos é um indivíduo já tornozelado. Todos os alvos têm envolvimento com facção criminosa e com o tráfico de drogas também. A polícia segue com as investigações para apurar mais informações sobre os criminosos.


Família no crime

Saiba quem é o Pompom

Uma das principais lideranças de uma facção criminosa que integrava o Tribunal do Crime, ordenando as execuções de rivais e punições aos próprios membros da organização, está entre os 18 presos da operação S.O.S DRACO-53, deflagrada na ainda em 2023, na região da Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina. Trata-se de Paulo Henrique Araújo de Moura, vulgo “Pompom” ou “Bandido de Luxo”.

Pompom, liderança dentro do Bonde dos 40 em Teresina,
Reprodução

   

Em entrevista ao A10+, o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizações (DRACO), revelou que “Pompom” é irmão de Maycon Araújo de Moura, vulgo "Sapão", acusado de mandar executar empresário Rafael Soares em setembro do ano passado. Com a prisão de Maycon e de outro irmão, vulgo ‘Neto Camelo’, Paulo Henrique passou a liderar a célula da facção, além de atuar fortemente no tráfico de entorpecentes na Dagmar Mazza.

"O 'Pompom', dentro desse núcleo que foi preso hoje, ele é a principal liderança. Ele tem outros dois irmãos, conhecidos como ‘Maycon Sapão' e 'Neto Camelo', já estão presos e estavam foragidos do complexo de Pedrinhas. Um está preso lá e outro está aqui em Teresina. Eles coordenavam uma célula de uma facção criminosa e após a prisão desses dois indivíduos, o Pompom assumiu toda essa responsabilidade. Ele assumiu o comando, além de atuar fortemente no tráfico ali na região da Dagmar Mazza”, destacou o delegado.

Saiba quem é o Sapão

Maycon Sapão teria repassado, de dentro da Cadeia Pública de Altos, todas as informações para os demais membros da quadrilha sobre Rafael Soares. O grupo queria o caminhão, o dinheiro e o carro da vítima. O empresário foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo.

Saiba quem é Maycon Araújo, o "Sapão", acusado de mandar executar empresário Rafael Soares
Reprodução

   

Maycon Sapão foi preso em 21 de setembro de 2022, por equipes da Força Tarefa da Secretaria de Segurança. Ele é apontado como líder da facção criminosa Bonde dos 40. Segundo o major Audivam Nunes, o criminoso é de alta periculosidade e contra ele havia um mandado de prisão aberto expedido pela justiça do Maranhão.

Ainda de acordo com a polícia, Maycon Sapão participou do roubo em um depósito das Lojas Pintos, que ocorreu no ano de 2018. Na época, ele, na companhia de outros comparsas, conseguiram levar centenas de celulares, causando prejuízo de quase R$ 1 milhão e também a um atelier de joias onde roubaram R$ 500 mil em acessórios.

Saiba quem é Neto Camelo

A Polícia Civil do Piauí prendeu um homem conhecido como "Neto Camelo", apontado como uma das lideranças da organização criminosa Bonde dos 40. Ele já estava fazendo procedimentos estéticos para modificar o rosto na tentativa de não ser reconhecido e preso pela políciaApesar da tentativa de ficar irreconhecível, a transformação não foi suficiente.  

Veja o antes e depois de Neto Camelo, um dos fundadores do B40 que realizou procedimentos estéticos no rosto para não ser reconhecido
Reprodução

   

Segundo o delegado, o próprio indivíduo relatou que seria o "final" da facção criminosa no estado. "Ele é um dos três formadores do Bonde dos 40 aqui no estado do Piauí, cumpriu pena por 15 anos no sistema prisional, justamente pelo seu volume de crimes. Há três anos estava foragido. Muitos dos homicídios que aconteceram aqui na capital, especialmente na zona sul, é crença policial, que tenham passado pelo seu conhecimento ou pela sua determinação, porque como ele mesmo nos confirmou ainda na prisão, ontem, ele era "final do bonde dos 40", o que é o final? um daqueles formadores, líderes com autoridade e legitimidade. Ele tinha esse mandado de prisão em aberto, por tráfico de drogas, e estava se escondendo no estado do Ceará, Maranhão, e Pernambuco. É um dos indivíduos mais procurados em todo o Nordeste", destacou.

Operação no Dagmar Mazza

A Polícia Civil do Piauí deflagrou uma operação nesta quarta-feira (07), cumpriu mandados e prendeu pelo menos 5 pessoas dentro de uma residência no bairro Dagmar Mazza, que pertence a Paulo Henrique Araújo de Moura, vulgo “Pompom”, alvo de várias outras operações deflagradas no Piauí. Dentre os presos estão uma estudante de direito, um jogador de futebol e outras três pessoas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Seu café da manhã com muita informação!

Seu café da manhã com muita informação!

Sob o comando de Matheus Oliveira! De segunda a sexta, das 6h10 às 8h30 da manhã

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta do A10Cast, podcast da TV Antena 10?

ver resultado