Professora que morreu após ter carro arrastado pela chuva é homenageada com nome em escola no Piauí - Educação
HOMENAGEM

Professora que morreu após ter carro arrastado pela chuva é homenageada com nome em escola no Piauí

Unidade foi a última em que Wana Sara atuou antes do acidente em fevereiro de 2022


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Prefeitura de Teresina realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma homenagem a professora Wana Sara, morta depois de ter o carro arrastado pela água da chuva, em fevereiro de 2022, na zona Leste de Teresina. 

A unidade escolar, localizada no bairro Matadouro e que, anteriormente, era conhecida como “Minha Casa" foi renomeada a "Escola Municipal Minha Casa Wana Sara"

  

Escola passa a homenagear Wana Sara
Jade Araujo / Portal A10+

   

O pai da pedagoga, Francisco Henrique, esteve na escola e participou da solenidade de homenagem. Ele narra que o ato é um grande reconhecimento do setor educacional. 

"Recebo essa homenagem como um grande reconhecimento do setor educativo da prefeitura. É uma homenagem bem-vinda para todos nós da família e amigos. Gostaria que fosse uma homenagem em vida, mas como sempre venho dizendo, foi uma vontade de Deus. Tenho muito o que agradecer o Doutor Pessoa em ter aprovado esse projeto de colocar o nome dela nessa escola e todo corpo educacional da prefeitura. Estou muito emocionado", explica.

  

Wana Sara, morta depois de ter o carro arrastado pela água da chuva, em fevereiro de 2022
Reprodução

   

Ao A10+ o secretário de Educação, Nouga Cardoso afirmou que a renomeação da escola é uma justa homenagem a Wana Sara. O local foi o último em que a professora atuou. 

"Hoje nós temos a grata satisfação de eternizar o nome de Wana Sara na rede municipal de educação de Teresina. Era pedagoga da Semec, estava exercendo o cargo de superintendente e essa foi a última escola que ela trabalhou. No cargo de superintendente ela era responsável por trazer uma orientação de rede de como fazer uma boa educação. As lembranças que temos do trabalho dela são lembranças que fazem com que seja quase um imperativo reconhecê-la com a nomeação de um espaço público por todos os valores da Wana enquanto professora da rede municipal de Teresina", afirma o secretário.

  

Placa colocada na entrada da escola reafirma mudança no nome da unidade
Jade Araujo / Portal A10+

   

O caso

Wana Sara Cavalcante Henrique, 39 anos, estava em seu carro quando foi arrastada pela água da chuva e teria percorrido mais de 2km por dentro de galeria na zona Leste de Teresina. A vítima caiu em uma cratera.

O corpo da motorista foi encontrado na saída de uma galeria, em um ponto próximo à Floresta Fóssil, a poucos metros de chegar ao Rio Poti. A Polícia Civil investigou o caso e indiciou três pessoas pela morte da professora. Teriam sido: dois engenheiros de São Paulo - responsáveis pela obra - e um fiscal da Prefeitura de Teresina.

O delegado Paulo Gregório informou que durante o processo foram ouvidos de 15 a 20 pessoas. A polícia reuniu todas as provas, com o levantamento das informações como perícia e vídeos para a formalização e conclusão do inquérito.

"Foi uma tragédia anunciada", diz cunhada de professora 

“A gente quer é que todo mundo entenda que não foi um acidente, foi uma tragédia anunciada", desabafou Dandara Procópio, cunhada da professora Wana Sara Cavalcante Henrique, em entrevista ao A10+, no dia 7 de fevereiro. A servidora morreu após ter o carro arrastado pela água da chuva na última sexta-feira (04) na rua Eustáquio Portela, zona Leste de Teresina. No local, havia uma obra inacabada de uma galeria.

Dandara relatou que a família ainda está muito abalada. Ela citou que os momentos após o desaparecimento foram de muita angústia e que mais uma pessoa foi vítima da falta de escoamento e problemas estruturais da capital. O corpo de Wana Sara percorreu mais de 2km por dentro de galeria na zona Leste de Teresina.

"A família só queria reforçar que não foi um acidente. Wana era uma pessoa incrível e cheia de luz. É muito angustiante e difícil lidar com tudo isso. Foi uma tragédia anunciada. Foi mais uma vítima que morreu por conta da falta de estrutura e dos bueiros da cidade. Estamos abalados com tudo isso, sem força, só queríamos externar o quanto ela [Wana] era doce, amável, fazia projetos sociais e tinha, inclusive, passado recentemente para o mestrado", desabafou.

Matérias relacionadas:

"Foi uma tragédia anunciada", diz cunhada de professora que morreu durante chuva em Teresina

Polícia Civil investiga morte de professora que teve carro arrastado pela água da chuva em Teresina

Prefeito lamenta morte da professora Wana Sara após chuva em Teresina; 2º caso este ano

Bombeiros encontram corpo de motorista que estava desaparecida após chuva em Teresina

Motorista que desapareceu após ter carro arrastado por água da chuva é identificada

Chuva forte alaga ruas, arrasta carros e causa transtornos em Teresina; assista ao vídeo

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado