Brasil investiga caso suspeito da varíola do macaco no Ceará - Em destaque
SAÚDE

Brasil investiga caso suspeito da varíola do macaco no Ceará

Ministério da Saúde recebeu notificações das secretarias de saúde dos estados de Santa Catarina e CE


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério da Saúde confirmou na segunda-feira (30) que investiga dois casos suspeitos de varíola do macaco no Brasil. As notificações foram feitas pelos governos estaduais de Santa Catarina e do Ceará. A assessoria de imprensa da pasta não divulgou mais detalhes sobre as duas pessoas que podem estar infectadas aqui no país.

  

Brasil investiga caso suspeito da varíola do macaco no Ceará
R7

   

A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) de Santa Catarina foi notificada no último dia 27 sobre o caso.

"Trata-se de uma mulher de 27 anos, residente em Dionísio Cerqueira com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de disfagia [dificuldade para engolir], mialgia [dores musculares], astenia [cansaço], febre e linfonodomegalia [gânglios linfáticos inchados]", diz o órgão em nota.

Foram realizados exames laboratoriais para outras doenças, e os resultados devem sair nos próximos dias.

A Secretaria da Saúde do Ceará afirma que o caso em investigação foi detectado na capital, Fortaleza, e que o paciente se encontra em isolamento domiciliar.

"Salientamos que após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica é varicela [catapora]", afirma a secretaria.

Na América do Sul, a Argentina apresenta dois casos confirmados. Já Equador, Peru, Bolívia investigam um indivíduo e a Guiana Francesa está com dois casos suspeitos, de acordo com monitoramento em tempo real da iniciativa global.health.

Rio Grande do Sul
Um paciente que chegou no Rio Grande do Sul procedente de Portugal está sendo monitorado. Ele apresentou dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre, quadro que evolui para lesões na pele, características da varíola do macaco. Todavia, este caso não consta como suspeito no Ministério da Saúde.

Em uma consulta médica no dia 13 de maio, houve coleta de amostra para análise laboratorial. O resultado ainda não foi processado.

De acordo com o levantamento, já são 450 pessoas com a doença confirmada e mais de 125 em investigação. Os casos acontecem em mais de 20 países, sendo que na Europa há uma maior incidência de infectados. Espanha, Inglaterra e Portugal, respectivamente, são os lugares com mais doentes.

O surto já é considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o maior da varíola do macaco fora de países africanos, onde a doença é endêmica e acontece com frequência.

Ontem, a entidade informou que a aparição repentina de casos simultâneos da doença sugere que houve prováveis infecções não detectadas por algum tempo. Além disso, aconteceram situações que aumentaram a disseminação da infecção.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado