📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O advogado Michel Alef Carvalho Amorim, que foi detido em novembro de 2024 com quase 90 kg de maconha, participou nesta semana de uma reunião na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), em Teresina. O encontro tinha como objetivo principal a defesa das prerrogativas da advocacia, e Michel Alef, segundo apurado pelo A10+, estaria representando a Associação Nacional da Advocacia Criminal do Piauí (Anacrim-PI).
Conforme nota da Anacrim, a reunião com membros da OAB visava “reafirmar o compromisso da associação em contribuir com a valorização, qualificação e defesa das prerrogativas da advocacia criminal, atuando de forma conjunta e permanente”.
Michel Alef, advogado e representante da associação, havia sido preso no ano passado após ser flagrado com quase 90 kg de maconha no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina. Em dezembro de 2024, foi colocado em liberdade mediante cumprimento de medidas cautelares.
Na decisão judicial, à qual a reportagem teve acesso, o magistrado destacou que a prisão preventiva foi fundamentada em “presunções abstratas e na gravidade genérica do delito”, sem apresentar elementos concretos que justificassem a necessidade da detenção. O juiz também considerou o fato de Michel Alef ser réu primário, possuir residência fixa e exercer a profissão de advogado, concluindo que as medidas cautelares seriam suficientes.
Na reunião, a ANACRIM apresentou requerimento para vistoria das salas da OAB nos estabelecimentos prisionais, destacando, em especial, a necessidade de reestruturação na sala da penitenciária feminina para que possa realizar atendimento de mais um advogado simultaneamente e o aparelhamento da sala da Colônia Agrícola Major César.
"O presidente da ANACRIM, Gilberto Holanda, destacou a importância dos atendimentos virtuais na CAMCO, principalmente para prestigiar a advocacia do interior do estado e anunciou a doação de uma impressora e uma webcam para a sala da OAB da Major César", pontuou.
Outro lado
O A10+ tentou entrar em contato com Gilberto Holanda, presidente da Anacrim-PI, para obter detalhes sobre a participação de Michel Alef na reunião, mas não obteve resposta. O site também procurou a OAB-PI para questionar o andamento das investigações internas a respeito do advogado Michel Alef, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
O espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos através do email: [email protected] ou no WhatsApp (86) 3218-1010.
Fonte: Portal A10+