📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Apesar de uma temperatura de 37ºC, Teresina registrou na tarde desta quarta-feira (27), uma rápida chuva com ventos em diversos bairros da cidade. O fenômeno aleatório, como caracteriza o climatologista Werton Costa, chamou a atenção da população, que foi correr para a janela para garantir o registro nas redes sociais (vídeos abaixo).
Ao A10+, o professor explicou que o próprio calor que faz em Teresina contribuiu para chuva. Isso porque está acontecendo um evento atmosférico que faz com que o Nordeste receba suprimentos, provocando a formação de nuvens. Com isso, diante das condições necessárias, elas precipitam e ocasionam as chamadas chuvas de pré-estação, ou chuvas de B-R-O bró.
Assista!
Werton Costa ressalta ainda que é um fenômeno imprevisível e momentâneo. Esse tipo de chuva é muito comum neste período e se origina justamente pelas temperaturas elevadas.
“A gente está recebendo um suprimento de um evento atmosférico no Atlântico Sul, formando um ciclone e quando isso acontece, a gente recebe muita umidade, que adentra pela Bahia, Nordeste e aí o grande lance é que está muito quente, muito calor. Quando entra no Piauí ela forma nuvens. É um fenômeno aleatório, não tem nenhum método que detecte. Quando elas encontram as condições especiais, ela vai precipitar. Não tem um BR-Ó-Bró que não tenha. Isso é normal, não existe nada de extraordinário”, ressalta o climatologista,
Houve também o registro da mesma chuva em Timon, no Maranhão.
Fonte: Portal A10+