Lacen-PI começa a realizar exames para detectar a Mpox - Geral
INOVAÇÃO

Lacen-PI começa a realizar exames para detectar a Mpox

Com a chegada dos equipamento, o resultado da doença é obtido em 5 minutos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr Costa Alvarenga, o Lacen-PI, vai passar a realizar diagnósticos da Mpox, antes chamada de varíola dos macacos, em menos de cinco dias por meio de diagnóstico molecular. O Piauí possui 39 casos confirmados da doença, sendo 95% em pessoas do sexo masculino.

Anteriormente, as amostras eram enviadas para o Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará com o resultado que demorava em média de 20 dias para chegar ao estado. O exame realizado no Piauí é do tipo PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da doença. 

  

Lacen-PI começa a realizar exames para detectar a Mpox Reprodução
   

O procedimento é feito por meio por meio de amostras de lesões, se ainda tiverem líquido é realizado a coleta. Em casos de feridas secas é realizado a raspagem. O Lacen já tinha um equipamento chamado de Termociclador de PCR em tempo real, mas precisava dos kits específicos para o diagnóstico da doença. 

Segundo o supervisor do laboratório Bio Molecular do Lacen, Adelino Soares, com o equipamento o Piauí ganha mais agilidade em diagnosticar a doença.  “Antes, tínhamos que aguardar mais de 20 dias por um resultado, pois o material era enviado ao Pará. Agora, em menos de cinco dias, podemos ter acesso ao diagnóstico, sendo mais eficaz o atendimento ao paciente”, afirmou. 

O KIT

O Kit Molecular Monkeypox (MPXV) foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério da Saúde enviou ao Piauí 400 kits, que rendem um total de 96 amostras cada um.

A doença

A Mpox é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode acontecer por meio do contato com animal silvestre ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus. A manifestação é através de lesões na pele, tipo papulovesiculares e crostas.

  
Com a chegada dos equipamento, o resultado da doença é obtido em 5 minutos Reprodução
 
 
 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado