📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
Durante sua missão internacional, o governador Rafael Fonteles conheceu de perto o local onde foi fabricado o portal interativo que será instalado em Barra Grande, no litoral do estado. A estrutura, que promete se tornar um dos principais cartões postais do Piauí, será a primeira da América do Sul a oferecer conexão visual ao vivo entre cidades de diferentes países.
O portal foi construído no Motion Lab, um hub de inovação e prototipagem que oferece infraestrutura tecnológica de ponta localizado em Berlim, na Alemanha. O governador conheceu o espaço ao se encontrar com os estudantes piauienses que estão fazendo uma imersão no local, como premiação da 2ª edição do Seduckathon, realizado pela Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI).

Rafael Fonteles destacou a coincidência de a visita ao local de fabricação ocorrer antes da instalação da estrutura no Piauí. “Foi, coincidentemente, fabricado aqui. Nossos estudantes viram a fabricação in loco, já foi exportado daqui e está chegando ao Piauí nos próximos dias. Fantástica essa coincidência”, comentou.
Inspirado em projetos europeus que conectam Vilnius, na Lituânia, a Lublin, na Polônia, o portal interativo será composto por grandes estruturas com câmeras e telas que transmitem imagens ao vivo, criando uma experiência de intercâmbio visual e cultural entre países. A instalação em Barra Grande está sendo finalizada com madeira de lei e pedra São Francisco, materiais escolhidos para garantir durabilidade e estética. A previsão de inauguração é ainda neste semestre.
O equipamento ficará na Praça do Pescador, que passará a ser conhecida como Praça do Portal. O projeto faz parte de uma iniciativa do governo estadual para fortalecer o turismo no litoral piauiense, promovendo inovação, tecnologia e visibilidade internacional.
Fonte: Governo do Piauí