📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), está desenvolvendo o Projeto Vigia, uma viatura inteligente equipada com tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas e visão computacional.
O sistema integra câmeras conectadas às bases de dados da segurança pública, permitindo o reconhecimento rápido de placas, rostos e objetos. Com isso, a tecnologia possibilita a recuperação mais ágil de veículos roubados e a identificação de suspeitos, tornando a atuação policial mais eficiente.
Segundo Érico Leão, um dos responsáveis pelo projeto, o Vigia representa um avanço significativo para a segurança pública. "A ideia é usar um grupo de tecnologias para auxiliar a atuação policial, tornando-a mais eficiente e inclusiva, prestando um serviço mais ágil e eficaz à sociedade. O projeto está em fase de implementação e testes, com a viatura circulando pela cidade para validar as funcionalidades", diz.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destacou a eficiência do sistema e o uso de equipamentos de baixo custo. "Estamos trabalhando com hardware acessível. Para se ter uma ideia, essa câmera específica que adquirimos custou R$ 48, mas, em grande escala, pode ser adquirida por R$ 13. Além disso, o sistema já está operando, consultando bases de dados em tempo real".
A fase de testes será essencial para aprimorar a tecnologia antes de sua expansão para todo o estado. O objetivo é tornar o policiamento mais moderno e eficaz, reforçando a segurança da população piauiense.
Fonte: Portal A10+ com informações da SSP