📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
(Atualizada às 12h53)
O Ministério Publico do Piauí pediu a prisão preventiva do advogado Marcus Vinícius de Queiroz Nogueira. Segundo o MP, Marcus Vinicius teria descumprido medidas cautelares impostas pela Justiça do Piauí ao comparecer ao show realizado pela Ordem no último domingo (27), em Teresina.
O advogado Marcus Vinicius de Queiroz Nogueira está envolvido em um acidente que matou uma pessoa e deixou três feridas, entre elas, uma bebê de 8 meses, em dezembro de 2021. Ele foi denunciado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio, ambos duplamente qualificados. O pedido do Ministério Público foi encaminhado à 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina.
Reprodução
O descumprimento foi confirmado após análise de perfis em redes sociais. No perfil do Instagram do acusado, foram constatadas fotos publicadas no dia 27 de agosto de 2023, participando show do cantor “Ferrugem”, no Centro de Convenções de Teresina. O próprio perfil da OAB também publicou fotos do evento, nelas, o advogado aparece na companhia de outras pessoas.
"Diante do descumprimento público da medida cautelar, os membros do MPPI consideram que o advogado não está apto a retornar à vida em sociedade, uma vez que ignorou as regras impostas pela Justiça como condição à sua liberdade durante o andamento do processo", afirma o MP.
Reprodução
O pedido de prisão do advogado foi assinado pelo coordenador do Gaej, Marcio Giorgi Carcará, e pelos promotores de Justiça Silas Sereno Lopes e João Malato Neto.
Marcus Vinícius também foi denunciado pelo crime de tentativa de evasão do condutor do local do acidente, tipificado no Código de Trânsito Brasileiro. Para o Ministério Público, há indícios suficientes de autoria e prova da materialidade delitiva.
Na denúncia, os promotores de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, Silas Sereno Lopes e João Malato Neto, que constituem a comissão responsável pela elaboração da denúncia, pleiteiam o julgamento do réu perante o Tribunal do Júri, por entenderem que ele agiu com dolo eventual ao assumir o risco de produzir a morte de pessoas.
Outro lado
A OAB-PI não se manifestou sobre o caso até o fechamento desta matéria.
Vídeo flagra advogado Marcus Vinícius invadindo sinal vermelho em Teresina
Novas imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro conduzido pelo advogado Marcus Vinícius Nogueira, invadiu o sinal vermelho e provocou o acidente que matou Raimundo Nonato da Silva Oliveira e deixou suas filhas e sua neta uma bebê de nove meses com ferimentos graves. O caso ocorreu em dezembro de 2021, no cruzamento da avenida Higino cunha com avenida Odilon Araújo, zona sul de Teresina.
As imagens mostram o exato momento em que o semáforo fica vermelho para os condutores que estavam na avenida Higino cunha e verde para a avenida Odilon Araújo. E na sequência o carro do advogado Marcus Vinícius aparece invadindo o sinal e atingindo a veículo onde estava a família.
Quando aconteceu o acidente, o advogado era presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. Marcus Vinícius foi preso no mesmo dia e após audiência de custódia foi solto após pagar uma fiança no valor de R$ 15 mil reais.
Os promotores de Justiça argumentaram que os crimes de homicídio e tentativa de homicídio foram qualificados pelo uso de recurso que tornou impossível a defesa das vítimas e pelo perigo comum provocado, já que o denunciado colocou em risco direto as vidas de todas as pessoas que transitavam pelas proximidades. Os representantes do Ministério Público indicam também o emprego de meio cruel, pois o réu teria agido com “padrões de brutalidade acima do comum, aumentando desnecessariamente o já intenso sofrimento das vítimas sobreviventes”.
Além do recebimento da denúncia, o Ministério Público requer ao Poder Judiciário a fixação de indenizações no montante de R$ 726 mil, a título de reparação mínima, em favor das vítimas sobreviventes, quando da eventual sentença condenatória.
Fonte: Portal A10+