Mãe e filha são condenadas a mais de um ano de prisão por injúria racial no Piauí - Justiça
CRIME

Mãe e filha são condenadas a mais de um ano de prisão por injúria racial no Piauí

De acordo com a denúncia, a vítima estava caminhando na rua com o filho no colo quando foi xingada e fisicamente agredida pelas condenadas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mãe e filha, identificadas pelas iniciais M.A.S e M.L.S.A, foram condenadas a um ano e dois meses de prisão pelo crime de injúria racial praticado contra uma mulher negra em março de 2018, no município de Ilha Grande do Piauí. 

De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público, a vítima, V.G.S estava andando na rua com o filho no colo quando as acusadas agrediram a mulher com palavras e socos. A mãe, M.A.S, chamou a vítima de 'macaca' e 'galinha preta', enquanto a filha, M.L.S.A, a agredia com socos e puxões de cabelo.

Condenação
Reprodução/ Freepick

 

A sentença foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro que afirmou que as falas das acusadas tinham como intenção injuriar a honra da ofendida. “A expressão ‘macaca preta’ faz alusão à ideia de inferiorização de determinados indivíduos na escala evolutiva; enquanto que ‘galinha preta’, remete ao ideário de que a vítima é equiparável à animais de caça, utilizados para consumo humano”, disse a magistrada. 

A prática de injúria racial passou a ser expressamente uma modalidade do crime de racismo com a sanção da Lei 14.532, de 12 de janeiro de 2023. De acordo com a juíza, o crime está associado a usar elementos como raça, cor, etnia, religião ou origem para ofender ou insultar alguém.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado