Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner, é afastado do cargo após investigação de desvio de recursos - Justiça
POLÍTICA

Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner, é afastado do cargo após investigação de desvio de recursos

Gestor vai ficar afastado do cargo por 180 dias; decisão foi assinada pelo desembargador Erivan Lopes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho (PP), foi afastado do cargo por determinação da Justiça. O afastamento ocorre em consequência das investigações da Operação Cerrados. As investigações apontaram que o gestor e seu filho, Elano Martins Coelho, são suspeitos de operar um esquema de desvio de dinheiro público destinado à coleta de lixo da cidade. 

O prefeito deve ficar afastado do cargo por 180 dias. A decisão foi assinada pelo desembargador Erivan Lopes. Segundo o Gaeco do Ministério Público, a suspeita é de que o grupo fraudou uma licitação para favorecer uma empresa, a Ambientar Construções e Serviços de Obras, em um processo licitatório no primeiro mandato do prefeito(2017-2020), e superfaturado valores referentes ao serviço.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pelo menos R$ 4,5 milhões foram pagos pela Prefeitura de Uruçuí para a empresa. Também foi identificado o desvio de mais de R$ 100 mil em recursos públicos para empresários, familiares e gestores da prefeitura.

 

Prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner, é afastado do cargo após investigação de desvio de recursos
Reprodução

   

A investigação apontou prática dos crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e o Município de Uruçuí.

Segundo o Gaeco, após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

O desembargador Erivan Lopes negou o pedido de prisão preventiva do gestor, mas decretou o afastamento em razão da presença de indícios de crimes licitatórios, de desvio de recurso público e lavagem de dinheiro, e diante da necessidade da medida para a continuidade das investigações. O vice Stanley Carvalho (PP) assume a Prefeitura. 

Outro lado

O A10+ não conseguiu contato com a defesa do prefeito para comentar o caso. O espaço segue aberto para esclarecimentos através do email: [email protected]

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado