Estudante é detido pela Polícia Federal após fazer desenho em banco na UFDPar - Polícia
DENÚNCIA

Estudante é detido pela Polícia Federal após fazer desenho em banco na UFDPar

O caso ocorreu nesta quinta-feira (25); a denúncia foi feita pelo reitor da instituição


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Um aluno do 5º período do curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) foi detido pela Polícia Federal nesta quinta-feira (25) por fazer um grafite em um banco na praça da instituição. A denúncia foi feita pelo reitor da universidade.

De acordo com informações, o estudante foi denunciado pelo reitor por suspeita de depredação do patrimônio público. Ele assistia aula quando três policiais federais e o chefe do setor de segurança e dois guardas da universidade entraram na sala para levar o estudante à sede da PF em Parnaíba.

 

Estudante é detido pela Polícia Federal após fazer desenho em banco na UFDPar
Reprodução

  

O professor João Paulo Macedo ministrava a aula e impediu que o estudante fosse retirado à força. Outros estudantes que presenciaram a cena, também se mobilizaram para que os policias militares não levassem o estudante algemado e no camburão.

“Depois de ouvir qual seria a acusação e também ter conversado rapidamente com o estudante, percebi que se tratava de uma ação exagerada e completamente desproporcional por parte da equipe de segurança e da PM. Só liberei o aluno com a garantia de que eu pudesse acompanha-lo até a reitoria, onde esperaríamos por um advogado, para que então fôssemos à delegacia”, relatou o professor João Paulo Macedo.

O professor também comentou que a atitude tomada contra o estudante foi exagerada e que poderia ter sido resolvido de outra forma.

“Foi um ato totalmente arbitrário e autoritário, que precisa ser amplamente repudiado, sobretudo no momento político em que o país atravessa, em que há fortes ameaças aos direitos democráticos e às eleições. O grafite é uma manifestação artística, que não pode ser tratado como crime”, completou João Paulo.

  

O caso ocorreu nesta quinta-feira (25); a denúncia foi feita pelo reitor da instituição
Reprodução

  

O estudante foi levado à Polícia Federal onde prestou depoimento e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ele foi liberado logo em seguida e vai responder em liberdade por crime ambiental.

Motivação Política

Representantes do movimento estudantil e da Associação de Docentes da UFDPAR, associação que o professor também é membro, consideraram que a atitude tomada pela reitoria da universidade teve motivação política e teve objetivo de intimidar os movimentos sociais.

De acordo com o professor João Paulo Macedo, os movimentos estão organizando um assembleia geral que deve ser realizada na segunda-feira (29). A assembleia tem como objetivo mostrar para a comunidade acadêmica denuncias feitas pela ADUFPI ao Ministério Público, entre outras pautas, além de pedir o afastamento do reitor e a investigação de irregularidades na administração superior da UFDPAR.

“Ontem realizamos reunião com representantes do movimento estudantil para divulgarmos na comunidade universitária a assembleia geral de quarta-feira. É muito estranho que a detenção de um aluno que participa de atividades do movimento estudantil seja detido em menos de 24 horas depois dessa reunião”, disse.

  

Alunos protestaram após estudante ter sido levado para sede da PF em Parnaíba
Reprodução

  

O Centro Acadêmico de psicologia da instituição se manifestou nas redes sociais repudiando a atitude.

"Acaba de acontecer um caso absurdo e desproporcional dentro da universidade federal delta do Parnaíba. dois alunos expressando sua liberdade artística em um campus que pertence a todos os alunos quase foram retirados algemados pela polícia militar de sala de aula. algo que deveria ser resolvido de maneira administrativa e internamente, foi uma situação de constrangimento e truculência por parte dos policiais e os seguranças da própria universidade. nem preciso dizer qual a cor do aluno que teve que passar por essa situação péssima por um desenho em um banco, né? um caso claro e ABSURDO de RACISMO dentro de um órgão federal e tudo a mando da própria UFdPar que, inclusive, se recusa a se comunicar para resolver a situação de maneira interna e diplomática. convidamos todos vocês para se indignarem e se manifestarem junto com a gente, espalharem a mensagem e exigir que situações como essas não aconteçam mais", finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado