📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O adolescente Eliton Emanuel Patrício dos Santos, de 13 anos, que está entre os mortos na série de homicídios na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina, registrados nas últimas horas, é filho de Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, que foi alvo de uma operação do DRACO e havia sido preso dia 27 de agosto deste ano. Ele estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
No momento em que seu pai foi preso à época, o adolescente declarou aos policiais que assumiria a boca de fumo de Gilvan Rodrigues, que é integrante do Bonde dos 40. O menor foi encontrado morto na manhã de hoje em um terreno ao lado da barbearia onde o pai havia sido baleado horas antes.
Entenda a cronologia dos crimes
A onda de homicídios na região foi desencadeada no fim da tarde de ontem após a morte de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, de 19 anos, que estava grávida de quatro meses. A vítima foi atingida no abdômen e no pescoço. Bárbara era esposa de Israel de Assis dos Santos, tido como uma das lideranças do PCC na zona norte de Teresina, que supostamente seria o alvo do ataque.
De acordo com informações levantadas pelo serviço de inteligência da Secretaria de Segurança, cerca de 1 minuto após saber da morte da companheira, o faccionado rompeu a tornozeleira eletrônica e na companhia de seu irmão, J. V. D.R.S., de 17 anos e um comparsa identificado como Maciel de Oliveira, saíram em busca de Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, uma adolescente de 16 anos, filha de um integrante do Bonde dos 40, conhecido como “Pimenta”, que foi assassinado no ano de 2018. Ela também é prima de Gilvan Rodrigues.
Jennifer Lourrane, foi perseguida e na intenção de se esconder entrou em um supermercado onde foi assassinada a tiros na mesma região. Durante a perseguição uma criança de 10 anos, não identificada, foi atingida de raspão na cabeça e encaminhada para o hospital.
Na sequência os criminosos, se dirigiram a uma barbearia onde 04 pessoas foram baleadas, entre elas, Gilvan Rodrigues. Durante a ação criminosa, uma menina de 11 anos, também foi atingida de raspão e um jovem identificado como Marcos Paulo foi atingido com dois disparos, o mesmo fugiu em direção a uma praça onde posteriormente foi socorrido.
Já manhã desta sexta-feira (04), o filho de Gilvan, Eliton Emanuel, foi encontrado morto em um terreno ao lado da barbearia.
Criminosos foram presos semanas antes
No dia 30 setembro deste ano, Israel de Assis Damasceno dos Santos foi preso acusado da prática de roubo e posse ilegal de arma de fogo. O mesmo foi solto no dia 02 deste mês e estava sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. De acordo com a investigação, a denúncia da prática criminosa teria sido feita por Francisco das Chagas Silva dos Santos, de 42 anos, que não tinha envolvimento com o mundo do crime. Ele também está entre os mortos.
“Esse Israel havia sido preso recentemente pelo Denarc no dia 30 de setembro, foi solto dia 2 de outubro e, no dia seguinte, sofreu um atentado e ele desencadeou uma série de reações atacando pessoas ligadas ao Bonde dos 40, entre eles, o Gilvan que é uma das lideranças dessa facção, que também foi preso e solto. Ele [Gilvan] havia sido liberado com tornozeleira eletrônica”, disse o secretário Chico Lucas, em coletiva de impressa.
Demais prisões
Ainda noite de ontem (04), um homem identificado como José Igor Rodrigues Ferreira, foi preso acusado de assassinar Francisco das Chagas. O mesmo já havia sido preso durante uma operação deflagrada pelo DENARC no dia 30 de setembro deste ano.
Na manhã de hoje, J. V. D.R.S., irmão de Israel, foi apreendido e Maciel de Oliveira Costa, foi preso, ambos acusados de participar das execuções dos assassinatos. O menor foi apreendido anteriormente pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e receptação de veículos. Israel de Assis Damasceno dos Santos, encontra-se foragido.
“O Israel se sentindo atingido porque a sua mulher foi vítima acabou atacando pessoas próximas ao Gilvan. Queremos deixar claro que não vamos tolerar [esses ataques], desde ontem todas as forças policiais estão na região zona Norte. Já fizemos três prisões, entre elas: o João Vitor, que é irmão do Israel, com diversas passagens pela polícia, o José Igor que foi preso dia 30 de setembro junto com o Israel; ambos foram soltos dia 2 de outubro. Também prendemos o Marciel e só faltam prender mais dois [Ruan e Israel]. Hoje também prendemos pessoas ligadas ao Bonde dos 40”, explicou o secretário.
Fonte: Portal A10+