Operação Interditados cumpre mandados e fecha lojas de celulares em Teresina - Polícia
8ª FASE

Operação Interditados cumpre mandados e fecha lojas de celulares em Teresina

Durante ação, o clima esquentou e comerciantes protestaram contra a operação e alegaram que “não há bandidos no local”


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 13h20)

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), deflagrou nesta quinta-feira (23) a operação Interditados VIII, para dar cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em quatro lojas, sendo três localizadas no Shopping da Cidade, Centro da capital e uma loja on-line.

A ação tem como objetivo combater a comercialização de aparelhos celulares provenientes de furto e roubo. Os estabelecimentos comerciais tiveram suas atividades econômicas suspensas. Nos últimos meses, a Polícia Civil tem realizado inúmeras ações contra a venda de celulares roubados na capital piauiense. No início deste mês, a PC-PI deflagrou outra fase da Interditados, suspendendo as atividades de 12 estabelecimentos.  

  

Operação Interditados cumpre mandados e fecha lojas de celulares em Teresina
Divulgação

   

Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, uma das lojas interditadas já foi alvo da Operação Interditados anteriormente e que agora estava novamente vendendo aparelhos roubados.

"Uma das lojas que foi alvo hoje é contumaz violadora da lei, já tinha sido alvo na Interditados II e novamente estava vendendo celular roubado. Uma operação de sucesso e os números mostram que agente está indo para o caminho certo. Tivemos nesses 11 primeiros meses uma redução de 37% no número de roubo e furto em Teresina e 31% no número de roubo e furtos no Piauí", explicou.

Protesto durante operação

Durante a execução da operação no local, algumas pessoas que trabalham no Shopping da Cidade fizeram um protesto contra a ação policial, alegando que as inspeções e interdições afastam os clientes e prejudicam as vendas. Durante coletiva de imprensa, o Secretário de Segurança, Chico Lucas, disse que as operações vão seguir e que a administração do Shopping da Cidade que deve expulsar e caçar a permissão de vendas dos infratores do local.

  

Comerciantes protestaram contra operação policial no Shopping da Cidade
TV Antena 10

   

"Hoje estamos nos manifestando porque há, por parte de alguns comodatários, principalmente aqueles que insistem na prática delituosa, esse protesto. O que a gente quer dizer é que nós não vamos retroceder e principalmente o que nos queremos é que a administração expulse e cace a permissão daqueles que comentem crimes. Nos não podemos autorizar que um espaço legitimo que é o Shopping da Cidade, seja utilizado para cometimento de crimes. A maioria dos que estão la são sérios, são comerciantes idôneos, que vendem suas mercadorias, mas nós temos infelizmente uma minoria que mancha a imagem do shopping da cidade", disse.

  

Chico Lucas, secretário de Segurança
Jade Araujo / A10+

  

Chico Lucas falou ainda que a realização de operações policiais como a Interditados e Silêncio e Paz são de extrema importância para manter a ordem do Estado. Segundo ele, depois do início dessas ações, o número de crimes como latrocínios, roubos e furtos diminuiu significativamente no Piauí.

"A compra de celular roubado era normalizado no Piauí, alimentando o crime e muitos assassinatos, latrocínios. Tanto é que depois as Operações Interditados começaram nós tivemos uma diminuição significativa no Piauí, quase zeramos os latrocínios e agora temos a Operação Silencio e Paz também. Nós vamos continuar, a gente sabe que algumas pessoas acabam sendo prejudicadas, mas a gente insiste que a administração do shopping da cidade tome providências, vamos insistir que cacem as autorizações desses comerciantes", pontuou.

Protesto de comerciante após operação

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que comerciantes protestam contra as ações. Sob os gritos de "polícia é para bandido", os trabalhadores do local se amontoaram na calçada e em parte de uma das vias da Avenida da Maranhão para manifestar contra a operação.

Veja abaixo o vídeo 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado