Operação Terra Santa: irmãos eram membros de facção e comandavam o tráfico de drogas em Teresina - Polícia
AÇÃO POLICIAL

Operação Terra Santa: irmãos eram membros de facção e comandavam o tráfico de drogas em Teresina

A líder seria Alexandra Fernandes dos Santos, a Tanda; prisão gerou reações de moradores


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) prendeu nove pessoas e apreendeu grande quantidade de drogas durante a Operação Terra Santa, na zona Sul de Teresina, nesta terça-feira (04). Dentre os presos, três irmãos que, segundo a polícia, comandavam o tráfico de drogas na região e eram membros da facção “Bonde dos 40”.

A mulher identificada como Alexandra Fernandes dos Santos, a Tanda, seria a líder e operacionalizava as ações criminosas. Os irmãos dela, Fabiano Fernandes dos Santos, mais conhecido como Bibiu, e Raimundo Nonato da Silva Sousa Filho executavam e atuavam na parte financeira.

  

A prisão de uma mulher durante a Operação Terra Santa
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

"São indivíduos bastante perigosos e que hoje foram retirados de circulação e eu tenho certeza que eles serão responsabilizados criminalmente. É importante a gente ressaltar que, inclusive, dentro da residência dessa investigada tem várias pichações que fazem referência a uma facção. Ela é uma das pessoas que exercem esse perfil de liderança, que diz respeito ao tráfico de drogas. Ela é responsável pela parte operacional do tráfico e o irmão dela responsável pela parte financeira", explicou o delegado Charles Pessoa à TV Antena 10.

No momento da operação, a mulher foi flagrada pelo Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) arremessando entorpecentes para a casa de uma vizinha. A prisão de "Tanda" gerou grande movimentação por parte dos moradores.

  

Uma das casas alvo da operação
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

"Todos esses indivíduos já estavam sendo investigados, inclusive, a gente já havia feito um estudo do perfil de todos eles e uma das investigadas, já tinha esse histórico de que quando a polícia entrava na residência dela, ela arremessava o material ilícito para a casa dos vizinhos. Foram os policiais militares que estavam no helicóptero que perceberam quando essa traficante e membro de uma organização criminosa arremessou esse material", disse.

  

Dinheiro e drogas apreendidos durante a operação
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

Além de uma grande quantidade de dinheiro e drogas, as equipes apreenderam um carro e uma motocicleta. "[Os veículos] pertencem a um a um dos nossos investigados. No decorrer da nossa investigação, nós constatamos que eles adquiriram esses veículos em razão dessa prática delitiva do tráfico de drogas", concluiu.

Operação Terra Santa

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou na nas primeiras horas da manhã desta terça-feira(4) a Operação Terra Santa - DRACO 47 contra membros da facção “Bonde dos 40” na zona Sul de Teresina.

Os policiais cumpriram cerca de 19 mandados de busca e apreensão nas Vilas Costa Rica, da Paz e Jerusalém, todas localizadas na zona Sul da capital. O objetivo da ação é combater a criminalidade na região. Na ação, as equipes policiais apreenderam dinheiro e drogas.

"Mais uma ação com intuito de desarticular essas atividade criminosas que estavam causando desconforto para a sociedade piauiense. Dessa vez, nós estamos dando cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão na Vila Jerusalém, Vila da Paz e Vila Costa Rica. O objetivo é atender essas diretrizes da nossa gestão e intensificar ainda mais as ações de combate a essa criminalidade organizada. A operação faz referência aqui a essa região, uma região que foi criada e idealizada pelo padre Pedro Balzi, e que é símbolo também de projetos sociais e a gente não pode deixar com que essa criminalidade estrague e cause prejuízo para sociedade e, nessa situação específica, aqui para a região dessas vilas", disse o delegado Charles Pessoa.  

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado