📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O delegado Francisco Costa, o Barêtta, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) revelou nesta sexta-feira (07), durante entrevista à TV Antena 10, como a quadrilha que era comandada por Maycon Moura, vulgo 'Sapão', que está preso na Cadeia Pública de Altos, atuava. O grupo é acusado de matar a tiros o empresário Rafael Soares, de 24 anos, em Teresina. Até o momento, dois já foram presos, e 4 seguem foragidos.
Segundo a polícia, Maycon Sapão teria repassado, de dentro da cadeia, todas as informações para os demais criminosos sobre Rafael Soares. O grupo queria o caminhão, o dinheiro e o carro da vítima. O empresário foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência no dia 26 de setembro no bairro Catarina, zona Sul de Teresina.
Dois suspeitos do crime já foram presos. São eles: Maycon Araújo de Moura, apontado como líder da quadrilha e responsável por planejar e monitorar a rotina de Rafael Soares até o dia do assassinato; e Geovane, vulgo “Cigano”, responsável por efetuar o disparo que matou o empresário. Ele alegou que seria menor de idade, mas a polícia descarta esta possibilidade.
Outros quatro envolvidos no latrocínio ainda não foram presos, mas segundo o delegado Barêtta, já existem mandados de prisão expedidos. Estão sendo procurados: Leonardo, vulgo “Nanô”, que abordou Rafael Soares junto com Geovane no dia do crime; Vinícius, vulgo “Queijeiro”, responsável por fornecer o carro utilizado no latrocínio do empresário; Edmundo, tentou vender o Ipad roubado de Rafael Soares e Iasmim, responsável por realizar a filmagem do empresário e mandar para os demais membros da quadrilha.
Ainda de acordo com a polícia, há quinto membro da quadrilha, conhecido apenas como "Tropical". Ele ainda não foi identificado pelos agentes do DHPP, mas está na lista dos investigados.
Prisões
Na quinta-feira (06), um suspeito foi apreendido pela PRF. Ele alegou ser menor de idade e integrante da facção criminosa "Bonde dos 40". Segundo informações da PRF, o suspeito seria menor de idade. Ele estava conduzindo uma caminhonete quando foi abordado por uma equipe da polícia. O veículo possuía registro de roubo em Timon (MA).
"A PRF numa blitz abordou o indivíduo que estava com um carro que foi tomado de assalto em Timon e esse indivíduo é justamente o que efetuou o disparo que causou a morte da vítima [Rafael Soares]. Então esse foi autuado e verificou-se que ele tem dois processos, um como menor e outro como maior. Ele apresentou apenas uma certidão de batismo, não tem outro documento, apenas uma certidão de batismo e foi encontrado dois processos contra ele, menor, e também a data de nascimento, uma de 2002 e outra de 2005. Vamos investigar ainda se ele é de fato menor de idade", explicou Barêtta.
O delegado completou que todos que participaram do crime foram identificados e que a polícia segue em diligências para efetuar a prisão deles. O prazo para finalizar o inquérito é de 10 dias.
Saiba quem era Rafael Soares
Familiares do empresário Rafael Soares de Sousa, 24 anos, relataram à TV Antena 10, no último dia 27 de setembro, que não acreditam na possibilidade de latrocínio contra o jovem. Ele foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência no bairro Catarina, zona Sul de Teresina, na segunda (26).
Imagens de uma câmera de segurança registraram o exato momento em que Rafael Soares Sousa foi assassinado na porta de casa. O vídeo mostra quando um carro branco, onde estão os assassinos, se aproxima do empresário e o carona desce e efetua alguns disparos. Segundo a família, Rafael era solteiro e trabalhava no ramo de transporte de bovino, trazendo animais do Pará, Maranhão para Teresina.
Calleb Soares, tio de Rafael, contou à TV Antena 10 que a família não crê em um simples assalto. Ele citou que o jovem trabalhava desde os 15 anos de idade e era bastante querido por todos.
Entenda o caso
Imagens do circuito de segurança mostram o exato momento em que o empresário Rafael Soares, de 24 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. No vídeo, um carro branco aparece próximo à residência da vítima e ao perceber a presença do empresário, homens desceram do veículo e anunciaram o assalto.
O empresário ainda tentou escapar, mas o carro foi até a esquina e cercou o empresário que foi morto segundos depois. O crime aconteceu no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, na tarde desta segunda-feira (26).
Rafael Soares foi atingido com um tiro nas nádegas, que atravessou o abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma unidade Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.
Matérias relacionadas:
Caso Rafael Soares: bandido orquestrou execução de empresário de dentro da cadeia
Caso Rafael Soares: adolescente suspeito de envolvimento em assassinato é capturado pela PRF
Empresário Rafael Soares já estava sendo monitorado por criminosos, afirma delegado Barêtta
Saiba quem era Rafael Soares, empresário morto a tiros em Teresina; família pede justiça
Empresário é morto a tiros durante assalto na zona Sul de Teresina
Fonte: Portal A10+