Lula retorna ao Piauí para lançar obras e programa que pretende retirar o Brasil do mapa da fome - Política
VISITA DO PRESIDENTE

Lula retorna ao Piauí para lançar obras e programa que pretende retirar o Brasil do mapa da fome

Em seu 3º mandato, presidente volta ao Estado que lhe deu o maior percentual de votos nas eleições de 2022


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 09h48)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda nesta quinta-feira (31) em Teresina. Na capital do Piauí, o chefe do executivo federal deve apresentar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fazer o lançamento do Brasil Sem Fome, que tem como objetivo retirar novamente o país do mapa da fome e da insegurança alimentar até 2030. Com 80 ações e programas, o plano tem mais de 100 metas e propostas de 24 ministérios. 

Presidente Lula
Ricardo Stuckert

   

Esta é a primeira visita de Lula ao Piauí desde que foi eleito presidente da República pela 3ª vez. A última vez que o petista esteve no Estado foi em agosto de 2022. Na época, Lula estava em campanha e teceu duras críticas ao seu maior opositor, ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual chamou de "genocida". No ato com mais de 40 mil pessoas presentes, segundo organização, realizado na Arena do Povo, na zona Leste de Teresina, Lula fez elogios ao então candidato ao governo Rafael Fonteles (PT). 

A primeira agenda de Lula será no Centro de Convenções. Acompanhe abaixo:


Piauí como estado mais lulista do país

Está será a primeira vinda de Lula ao Piauí após a sua eleição. Nacionalmente, o Piauí deu ao governante a maior votação, sendo então considerado o estado mais lulista do país. Em 2022, foi a segunda vez que o Piauí deu a Lula o melhor desempenho nas eleições gerais daquele ano. O petista bateu o próprio recorde que havia conquistado no primeiro turno, 74,25% dos votos. Já Bolsonaro (PL) obteve 19,90% dos votos. 

Evento com ex-presidente Lula reúne multidão em Teresina
Ricardo Stuckert

   

Guaribas repetiu o feito do primeiro turno e foi a cidade do Brasil com maior número de votos para Lula (PT).

Obras do PAC e Brasil sem Fome

A primeira agenda do presidente no estado será a apresentação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas no Piauí. O evento acontece às 10h30, no Centro de Convenções, bairro Cabral. Ao todo, R$ 56,5 bilhões serão investidos no Piauí em diversas áreas, como educação, ciência e tecnologia; saúde; transporte eficiente e sustentável; transição e segurança energética; infraestrutura social; inclusão digital e conectividade; e água para todos.

O presidente Lula ainda lança no Piauí, no mesmo dia, o programa Brasil sem Fome. O estado será o primeiro a aderir ao programa. O evento acontece a partir das 16h, no Theresina Hall, bairro Ininga, zona Leste de Teresina, onde a população em geral poderá marcar presença. 

No Piauí, Lula lançará programa para tirar o Brasil do mapa da fome Reprodução

  

O programa está organizado em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional, com alimentação saudável da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome. As grandes metas do programa são retirar o Brasil do mapa da fome até 2030 e reduzir a extrema pobreza e a pobreza, com inclusão socioeconômica.

Os 24 ministérios que participam do plano integram a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) trabalharão em conjunto para alcançar três metas primárias: acabar com a fome até 2030, reduzir a cada ano as taxas totais de pobreza e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.

Para atingir tais metas, o Brasil Sem Fome tem como estratégias o aumento da renda para compra de alimentos, inclusão das pessoas em políticas de proteção social, ampliação da produção de alimentos saudáveis e mobilização da sociedade e de demais poderes e entes federais para erradicação da fome.

A ação foi construída a partir do aprendizado da trajetória que levou o país a sair do mapa da fome, em 2014. Programas como o Fome Zero e o Brasil Sem Miséria inspiraram a aposta na reativação de um conjunto de políticas públicas que fizeram do Brasil uma referência mundial nestas áreas.

Alguns programas estratégicos do Brasil Sem Fome já estão em execução, como a valorização do salário mínimo e o novo Bolsa Família, que retomou no início do ano a busca ativa por famílias que não estão recebendo o benefício. No Piauí, atualmente 622 mil famílias são beneficiadas pelo programa, representando um montante de 414 milhões de reais transferidos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado