Piauiense Liana Chaib toma posse como ministra do TST - Política
SOLENIDADE

Piauiense Liana Chaib toma posse como ministra do TST

Ela foi escolhida ministra pelo presidente Jair Bolsonaro; solenidade ocorreu nesta sexta (16)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 18h13)

Bastante emocionada, a desembargadora piauiense Liana Chaib tomou posse, na tarde desta sexta-feira (16), como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A solenidade ocorreu no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no térreo do bloco B. Ela é a primeira piauiense a assumir o posto em 81 anos da criação da Corte.

  

Piauiense Liana Chaib toma posse como ministra do TST
Reprodução

  

Tradicionalmente, a posse na instância máxima do Judiciário não conta com discursos. No entanto, o presidente do TST Lelio Bentes Correa descreveu brevemente a trajetória da piauiense, classificando o seu currículo como invejável. De acordo com Lelio Bentes, Liana Chaib "vem brindar" o TST. A piauiense será a sétima mulher ministra na atual composição.

A posse foi prestigiada por várias autoridades, entre elas, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber; o membro vitalício da OAB Marcus Vinicius Furtado Coelho, além dos senadores Marcelo Castro e Elmano Férrer (que representou o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco), assim como a deputada federal Margarete Coelho, entre outras.

Chaib foi escolhida ministra pelo presidente Jair Bolsonaro. A mensagem com a indicação foi publicada no Diário Oficial da União de 1º de novembro. Ela estava na lista tríplice formada pelo TST e disputava o cargo com desembargadoras do Rio Grande do Norte e de Campinas, em São Paulo. A vaga estava aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva, em setembro deste ano.

Liana Chaib ingressou na magistratura do trabalho em 17/5/1990, como juíza do Trabalho substituta no TRT da 22ª Região (PI). Em dezembro de 1990, tornou-se presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Teresina e, em junho de 2001, foi promovida, por merecimento, a desembargadora do TRT, onde ocupou os cargos de vice-presidente e corregedora-regional (2012/2014) e de presidente (2004/2006 e 2018/2020).

Formada em Direito, a piauiense possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desde 1988, é professora de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Piauí.

Assista ao vídeo abaixo:


Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

PL prevê que tutores que andem com "cães agressivos" sem focinheira possam ser presos. Você concorda?

ver resultado