Covid-19: FMS inicia aplicação da vacina bivalente em idosos - Saúde
CAMPANHA

Covid-19: FMS inicia aplicação da vacina bivalente em idosos

O primeiro grupo contemplado é dos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou nesta quinta-feira (16) a aplicação da versão bivalente da vacina Pfizer contra a covid-19, em Teresina, em 46 idosos e funcionários da Casa Frederico Ozanam, zona Norte. O primeiro grupo contemplado é dos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência.

Nesta sexta-feira (17) a vacinação dos idosos acontece no abrigo de idosos Casa Nosso Lar, no turno da tarde; dia 24 no Manain, à tarde; dia 27 no abrigo São Lucas, pela manhã; dia 28 no Lar Flores de Maria, no turno da manhã. A programação continua dia 01/03 no abrigo São José, pela manhã e no Lar de Santana, à tarde. Dia 07/03 a vacinação acontece na Vila do Ancião, pela manhã. Essa data na Vila do Ancião é para contemplar a necessidade de quatro meses após a aplicação da última dose.

  

Covid-19: FMS inicia aplicação da vacina bivalente em idosos Reprodução
   

Sobre a vacinação desta quinta-feira, a coordenadora da Casa Frederico Ozanam, Socorro Ribeiro, diz que a vacina vai proteger mais. “Estou feliz que estamos recebendo essa vacina bivalente que vai proteger mais as pessoas”, fala.

Arminda da Conceição do Val, 86 anos, diz que vai tomar toda as vacinas que forem necessárias. “Essa já é a quinta dose que eu tomo e meu recado é que todos sejam vacinados porque evita doenças”, diz. A moradora da Casa Frederico Ozanam, Josalva Valentina da Silva, 72 anos, diz que está satisfeita em receber a vacina. “ Ser vacinada aqui onde a gente vive é muito bom porque não é fácil para os idosos se deslocarem”, destaca.

A coordenadora da campanha de imunização, Emanuelle Dias, informa que de acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde, a primeira fase da vacinação contemplará as pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Estes grupos somam 57.648 pessoas em Teresina.

  

O primeiro grupo contemplado é dos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência Reprodução
   

“As etapas posteriores contemplarão os demais idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, que totalizam 161.409 pessoas e terá início conforme o recebimento de doses pelo Ministério da Saúde”, fala.

Sobre a vacina

A vacina Pfizer bivalente será disponibilizada em uma dose, com caráter de reforço, para pessoas que comporem grupos prioritários definidos, que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes. O critério para recebimento é ter mais de 12 anos de idade, estar em um dos grupos prioritários e ter finalizado o esquema primário com a vacina monovalente contra a COVID-19.

O intervalo de aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente deve ser de, pelo menos, quatro meses após a finalização do esquema primário da vacina monovalente ou aplicação da última dose de reforço da monovalente.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado