Dois casos da doença do carrapato são monitorados em Teresina; em 10 anos, Piauí registrou 5 casos - Saúde
SAÚDE

Dois casos da doença do carrapato são monitorados em Teresina; em 10 anos, Piauí registrou 5 casos

Casos foram informados pelo Hospital Natan Portela; pacientes são um homem e uma mulher de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta terça-feira (20) que atualmente, em Teresina, existe a suspeita de que duas pessoas estejam infectadas pela doença do carrapato. Nos últimos dez anos o Piauí notificou, no Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinan), cinco casos suspeitos de febre maculosa, sendo um na cidade de Floriano, um caso em Jaicós e três em Teresina.

De acordo com a Sesapi, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) foi notificado pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela sobre a suspeita. 

  

Dois casos de doença do carrapato são monitorados em Teresina
Reprodução

   

Segundo o Hospital Natan Portela, um dos pacientes é do sexo masculino e foi picado por dois carrapatos em mata ciliar, há mais de um mês, nas duas pernas. Ele teve uma inflamação séria no membro direito e um ferimento não cicatrizado no membro inferior esquerdo. O homem relatou ter histórico de contato com capivaras. 

O outro caso é de uma paciente do sexo feminino que teve início dos sintomas no dia oito de dezembro. Ela teve febre, vômito, náusea, linfadenopatia, cefaleia e exantema. Ela afirmou ter tido contato com carrapato que ficou aderido na pele há 10 dias. Ela recebeu atendimento, mas já recebeu alta médica.

“O CIEVS já entrou em contato com a vigilância epidemiológica do município de Teresina e as investigações sobre os casos encontram-se em andamento. Esta paciente ficou internada, mas já teve alta médica”, disse a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa. 

O que é

A febre maculosa, ou doença do carrapato, é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.

“É muito importante que as vigilâncias epidemiológicas dos municípios notifiquem o CIEVS estadual sobre os pacientes suspeitos da doença, para podermos ter o controle dos casos no Piauí”, lembra Amélia Costa.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado