Piauí realiza mutirão de cirurgias de marcapasso para zerar fila do SUS - Saúde
SAÚDE

Piauí realiza mutirão de cirurgias de marcapasso para zerar fila do SUS

Segundo o HU, a ação será realizada por quatro equipes de cirurgiões cardíacos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta sexta-feira (3), o I Mutirão de Cirurgia de Marcapasso do Estado do Piauí. O serviço é uma parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta sexta e sábado serão realizadas as primeiras 13 cirurgias e serão realizadas mais 45 até final deste mês.

  

Piauí realiza mutirão de cirurgias de marcapasso para zerar fila do SUS
Sesapi
   

"A Sesapi vai ajudar na compra dos equipamentos que serão usados nos pacientes, já o HU tem toda parte de logística e pessoal especializado para realizar esses procedimentos, além de ter um suporte de UTI para o pós operatório. Foi uma parceria muito forte entre Governo do Piauí, Fundação Municipal de Saúde de Teresina (que vai receber o recurso e repassar ao HU), e o hospital que fará o trabalho de cirurgia", destacou secretário de Saúde, Antonio Luiz.

O mutirão vai antecipar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera.

"Nós vamos zerar a fila. Essa foi uma decisão do Governo do Estado do Piauí, mas precisamente do governador Rafael Fonteles, que através da Sesapi resolveu contratar a realização completa dessas cirurgias no HU", disse o diretor geral do HU, Paulo Márcio.

Segundo o HU, a ação será realizada por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU-UFPI, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos para realizar as 13 cirurgias de marcapasso programadas – sendo sete na sexta e seis no sábado.

“Graças a essa ação conjunta estamos realizando a resolução dos casos desses pacientes. Sem dúvida isso é histórico. Nós tivemos muitos mutirões, mas para implantação de marcapasso é a primeira vez", disse a presidente da FMS, Clara Leal.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado