Decretada prisão preventiva de advogado flagrado com quase 90kg de maconha em Teresina

A decisão foi proferida pelo juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros; advogado foi preso na última sexta pelo Draco

O juiz Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, titular da 1ª Vara do Júri da Central de Audiências de Custódia de Teresina, converteu em preventiva a prisão do advogado Michel Alef Carvalho Amorim, flagrado com quase 90kg de maconha, no bairro Novo Horizonte, na zona Sudeste de Teresina. A decisão foi proferida nesse sábado (23).

Conforme os autos, Michel foi preso em flagrante na última sexta (22) transportando aproximadamente 87 kg de maconha, durante operação realizada pela DRACO. A captura foi decorrente da ação policial logo após informações oriundas de denúncias anônimas apontando que um veículo modelo Logan estaria sendo utilizado para o transporte de entorpecentes e armas de fogo, com destino à facção criminosa conhecida como Bonde dos 40.

Advogado preso transportando drogas
Reprodução

  

Por conta disso, no entendimento do juiz, as medidas cautelares diversas da prisão são ineficientes para o caso.

"Tendo em vista que o suposto crime de tráfico de entorpecentes não pode ser inibido eficazmente mediante prisão domiciliar, comparecimento periódico em juízo, proibição de acesso ou frequência a determinados lugares, proibição de ausentar-se da Comarca, recolhimento domiciliar no período noturno, tendo em vista que o modo como o crime foi praticado evidencia que a prisão se faz necessária para evitar reiteração criminosa".

Na decisão, obtida pelo A10+, o magistrado também destacou que um tratamento diferente da prisão não coibirá a prática demonstraria à sociedade o sentimento de impunidade e insegurança social, além de incutir na mente do empresário a ideia de que não será responsabilizado pelo crime.

Entenda o caso

A TV Antena 10 e o A10+ apuraram que o advogado foi preso enquanto transportava os entorpecentes dentro de seu carro. Ele esteve no Denarc por representar um dos presos na operação deflagrada na região da Santa Maria da Codipi, na manhã de hoje. Após sair da sede do departamento, os policiais iniciaram o acompanhamento tático. O advogado teria ido ao município de Timon, no Maranhão, e foi abordado pelos policiais quando chegou no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste da capital piauiense. 

Droga já estava embalada para comercialização Divulgação/PC
   

A prisão do advogado faz parte da operação de âmbito nacional “Renorcrim”, coordenada pela Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas do Ministério da Justiça.