Após 4 meses preso, o estudante João Henrique Soares Leite Bonfim, acusado de invadir um sinal vermelho e matar um casal atropelado, foi solto pela justiça e deixou o sistema prisional neste sábado (05). Ele vai aguardar o julgamento em liberdade. O caso ocorreu em dezembro de 2024.
O A10+ apurou que a prisão de João Henrique foi substituída por medidas cautelares, entre elas, o uso de monitoramento eletrônico. A defesa do estudante solicitou sua soltura em diversas ocasiões. Em algumas delas, a Justiça negou o pedido e chegou a requerer exames para avaliar se João tinha condições de permanecer detido.
Reprodução
Em uma das ocasiões, o estudante foi submetido a exames médicos após a defesa alegar que ele precisaria de um tratamento fora do presídio por causa de uma cardiopatia congênita. No entanto, em relatório, a Cadeia Pública de Altos afirmou que teria condições de manter o jovem preso diante do seu quadro de saúde, o que foi considerado pelo juiz Muccio Miguel Meira na época.
Agora, 4 meses depois, João Henrique deixa a Cadeia Pública de Altos. Amigos e familiares das vítimas estão consternados com a decisão da justiça.
Relembre o caso
João Henrique conduzia o carro que atropelou e matou Laurielle da Silva Oliveira e deixou o companheiro dela, Francisco Felipe Oliveira Duarte gravemente ferido na zona Leste de Teresina. Francisco morreu na madrugada do dia 3 de dezembro no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O A10+ apurou que ele sofreu duas paradas cardíacas.
Reprodução
A esposa dele, Laurielle da Silva Oliveira morreu ainda no local da colisão. O casal deixou três filhos, sendo que o mais novo tem apenas 3 meses de vida. O motorista teve a prisão decretada ainda na tarde do dia 1º de dezembro.
No dia do caso, o estudante de direito recusou-se a fazer o teste de alcoolemia, estava aparentemente embriagado, com andar cambaleante e falas desconexas e estava sendo contido por populares. Os policiais realizaram a revista pessoal e, no bolso da calça jeans de João Henrique, havia uma porção de substância que o flagrado identificou como MD (metilenodioximetanfetamina). Os militares aguardaram a viatura de apoio e o atendimento do SAMU.
Envolvido em outro acidente
João Henrique Soares Leite Bonfim já praticou outra infração de trânsito, de acordo com documento que o A10+ teve acesso. A reportagem apurou que o jovem conduziu um veículo da tia sem habilitação e provocou um acidente que deixou uma vítima ferida. O caso aconteceu em novembro de 2022 em Teresina.
Consta no Boletim de Ocorrência que João Henrique causou um acidente de trânsito com uma vítima, na direção de um veículo em que ele não tinha habilitação para conduzir. O carro era de propriedade de uma tia. O acidente foi registrado na Avenida Antonieta Bularmarque, na zona Leste de Teresina.