MPL quer tirar o PODE da base do Governo e Fábio Abreu afirma que a “possibilidade não existe” - Bastidores
Bastidores
POLÍTICA

MPL quer tirar o PODE da base do Governo e Fábio Abreu afirma que a “possibilidade não existe”

Jorge Lopes afirma que Luciano Nunes perde a Presidência do PSDB no final de maio


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Em 2024 os tucanos em Teresina racharam no apoio a candidatos a Prefeito de Teresina. Uma parte, controlada por Edson Melo ficou com Sílvio Mendes e a outra, acompanhou o Presidente regional da sigla, Luciano Nunes para Fábio Novo (PT) e a base do Governador Rafael Fonteles. Jorge Lopes, Presidente do Instituto Teotônio Vilela, braço dos tucanato no país, acabou vencido e ficou na oposição.

De lá para cá algumas coisas mudaram. Edson Melo trocou o ninho pelo União Brasil. PSDB e Podemos sacramentam uma fusão que acabará, definitivamente, com a sigla tucana. No entanto, Jorge Lopes encampou a bandeira de luta chamada Movimento Piauí Livre que, segundo ele, reúne várias siglas e lideranças. Ao Bastidores afirmou que recebeu apoio do Presidente nacional do PSDB para buscar apoio ao MPL nas fileiras do PODE. Para ele, Luciano Nunes está perto de deixar a Presidência do partido e não deverá ser empecilho.

  

MPL quer tirar o PODE da base do Governo e Fábio Abreu afirma que a “possibilidade não existe” Divulgação
   

“Com sinal verde do Presidente Nacional Marcone Perillo para dialogar com as lideranças do Podemos. Ele me parabenizou pelo MPL. O mandato do Luciano termina dia 30 de maio. A incorporação (fusão) acontece dia 5 de junho, portanto, o Luciano não representará mais o PSDB no momento do ato político-partidário. O Mainha já estava participando do MPL, juntamente com a Gessy Lima (do PL Mulher) e Jaciel Silva (PL Jovem). Com a chegada de Tiago Junqueira na Presidência do PL, tivemos uma boa conversa e alinhamos a caminhada (apoio a Mainha ao Governo), juntamente com Tonny Kerley (NOVO)”, explica.

No entanto, o MPL terá ainda que vencer muitas barreiras. Uma delas é que Tonny Kerley confirmou que o NOVO o quer como candidato ao Governo, logo, sem chance de seguir o grupo neste primeiro momento (CONFIRA AQUI). Outro detalhe, é que falta combinar as “tratativas” com as lideranças do Podemos, que segue no propósito de manter o partido na base do Governo. Fábio Abreu, que ainda é filiado ao PSD, mas tem o controle do PODE no Piauí, afirma que nada muda. 

“Não existe essa possibilidade. O Podemos quando junta, faz essa federação com o PSDB fica como um partido só. Então, não existe essa do PSDB apoiar um lado e o Podemos apoiar outro. O Próprio Luciano Nunes, Evaldo Gomes, Marcus Vinícius e eu temos posição clara de mantermos na base do Governo. Não pode mais nem falar no PSDB porque deixa de existir. Existe é o Podemos e a nova nomenclatura que está sendo estudada. A não ser que ele (Jorge Lopes) assuma a presidência do Podemos, com esse alinhamento com a Renata (Abreu, Presidente nacional do PODE) que, até onde tivemos conversa que fizemos ela é de acordo com o alinhamento que temos aqui, ou seja, na base do Governo”, explica Fábio Abreu, confirmando ainda que o atual grupo do Podemos ficará no comando da nova configuração com o PSDB e buscará estratégias para ter competitividade na chapa proporcional, tanto para Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados.

Procurado pelo Bastidores, o Presidente do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, ficou de retornar o contato, mas até o fechamento desta reportagem não nos deu retorno


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Wesslley Sales

Wesslley Sales

Jornalista, Especialista em Marketing Político, Mídias Sociais e Comunicação Produtor, Apresentador e Repórter na TV Antena10 Radialista e Redator

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado