📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O mundo do forró enfrenta uma nova e intensa briga entre dois grandes grupos que, mesmo com vocalistas diferentes, disputam as mesmas músicas e a preferência do público: Desejo de Menina X Seu Desejo. Quatro cantores, cada um com sua personalidade, mas que estão no centro de uma polêmica sobre direitos autorais de canções que emplacaram e fizeram sucesso nas 4 vozes.
Mas o que aconteceu? Qual motivo da briga e por que as bandas estão trocando farpas e acusações nas redes sociais? A convite da coluna Boca a Boca, o jornalista Marcelo Gomes, que coordena o Portal A10+, e é apaixonado pelo mundo forrozeiro, explica nesta reportagem especial o imbróglio entre Desejo de Menina e Seu Desejo.
O surgimento do Seu Desejo e o início da briga após volta de Mirella & Lenno
Tudo começou em 27 de fevereiro de 2024 quando, inesperadamente, Yara Tchê e Alessandro Costa anunciaram a saída da banda Desejo de Menina. Não foi a primeira vez que a dupla deixou o grupo, mas esse último desligamento teve um impacto maior porque a banda vivia numa boa fase de sucesso que foi construída nos últimos anos.
A saída, obviamente, foi uma das mais comentadas e provocou várias reações nas redes sociais, inclusive de fãs que acreditavam que o grupo, de fato, encerraria suas atividades. Músicos, produtores e parceiros seguiram Yara e Alessandro nessa nova fase que se chamaria “Seu Desejo”, mantendo ainda uma referência à marca antiga que os dois emplacaram e fizeram sucesso, inclusive com a tipografia do logotipo.
A essa altura do campeonato muitos fãs se questionavam se a “Desejo de Menina” ainda teria forças para enfrentar uma nova saída dos titulares. Em menos de 10 dias a resposta veio: em uma jogada de mestre e surpreendente, o empresário Antônio Soares anunciou em 06 de março de 2024 a volta de Mirella & Lenno, dupla que emplacou os primeiros e grandes sucessos da banda no início dos anos 2000 para dar continuidade a nova e conhecida história deles no grupo.
É importante destacar que após a saída de Yara e Alessandro, surgiram os boatos de que Mirella & Lenno voltariam, mas alguns fãs duvidavam, principalmente, porque eles estavam em carreira solo há mais de 2 anos. Os antigos vocalistas voltaram e o anúncio foi “bombástico”. Milhões de visualizações e compartilhamentos da volta mais inesperada do forró em meio a dois grandes desfalques impactaram a nova fase que a Desejo de Menina viveria, do zero, já que eles não tiveram acesso às contas antigas e plataformas que ficaram sob o domínio do Seu Desejo.
O recomeço para os 2 grupos, mas a semelhança entre os nomes e repertório provocam reações
A partir do anúncio da volta de Mirella e Lenno, a guerra começou entre os grupos e as comparações entre os antigos e atuais vocalistas tomaram de conta das redes sociais. A Desejo de Menina teve que recomeçar novamente, mas desta vez contava com dois nomes que já fizeram parte do grupo e possuem um legado de fãs que os acompanham desde o início dos anos 2000.
Em contrapartida, a Seu Desejo teve um início triunfal, incluindo até novo DVD que já havia sido anunciado quando Yara e Alê estavam na Desejo. Os dois seguiram com o projeto, mesmo com a mudança de nome e mostraram o sucesso inquestionável que os dois construíram no cenário forrozeiro. Com agenda cheia, a Seu Desejo segue com o legado de Yara e Alessandro, mas esbarra agora com um grande problema para resolver: direitos autorais das canções disponibilizadas em plataformas digitais.
Direitos X História
Na semana passada, a Desejo de Menina anunciou que acionou a Justiça para proibir que a Seu Desejo execute ou disponibilize canções - gravadas também por Yara e Alê - em plataformas digitais. Essas mesmas músicas estão sendo usadas pela nova fase da Desejo com Mirella & Lenno. A administração afirma que o uso da marca/canções estaria confundindo contratantes e trazendo prejuízos financeiros.
Veja abaixo a nota na íntegra:
A Desejo de Menina tomou conhecimento, através das redes sociais, de que seus antigos integrantes publicaram, sem autorização, o Baú da Desejo III com músicas executadas pela Banda Desejo de Menina. Além disso, também publicaram, sem autorização, como se fossem titulares dos direitos, os Baús da Desejo I e II nas plataformas digitais e no YouTube. Essa ação, além de desrespeitosa ao nosso nome, causa confusão sobre nosso direito marcário e nossas relações comerciais, gerando constrangimento desnecessário.
Diante disso, nosso departamento jurídico já está mobilizado para adotar as medidas legais necessárias para impedir a contínua usurpação indevida de nossa marca e verificar se tais atos configuram crimes previstos na Lei 9.279/96.
Estamos adotando todas as providências necessárias para proteger nossos direitos e nossa trajetória.
Ação veio após lançamento de canções
A ação foi protocolada após “Seu Desejo” lançar um bloco do novo DVD com canções antigas que foram gravadas nas vozes de Yara e Alê, mas que pertencem à Desejo de Menina. Essa mesma medida chegou a ser adotada quando Mirella & Lenno faziam carreira solo. Na época, eles chegaram a ter uma LIVE derrubada do YouTube - com milhões de visualizações - porque não tinham os direitos e nem autorização para reproduzir as canções nas plataformas digitais.
Com a volta de Mirella & Lenno, a Desejo de Menina lançou um novo DVD que reúne grandes sucessos cantados pela dupla. A questão é que a Seu Desejo também reproduz essas músicas em seus shows. Em rede social, Yara Tchê já declarou que essas músicas fazem parte de sua história e são pedidas pelos fãs. A artista afirmou ainda que “paga” para poder executar tais canções em shows, mas não deixou claro se tinha autorização para o uso delas em plataformas.
Encontro cada vez mais impossível
Nos últimos meses, alguns fãs cogitaram um encontro de Mirella & Lenno com Yara e Alessandro como uma forma de selar a paz entre eles, mas com a briga interna e a troca de acusações está cada vez mais “improvável” disso acontecer. O maior conflito é entre Mirella e Yara, duas grande cantoras, com vozes diferentes, mas que impactaram positivamente na história e consolidação da Desejo de Menina em épocas diferentes. As duas negam desavenças, mas não se falam há anos.
Resta saber agora se a Desejo de Menina conseguirá a decisão na justiça para impedir que Seu Desejo também execute as canções que fizeram parte da história de Yara e Alê. Em meio a tudo isso, ganha os fãs que contam com duas grandes bandas que, mesmo com um pouco do repertório parecido, encantam e levam alegria e, principalmente, nostalgia para os milhares de seguidores que acompanham os dois grupos.
*Este texto é de responsabilidade de Marcelo Gomes e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal A10+ nem do colunista Carlos Gaeth
Fonte: Portal A10+