Após decisão do STF, Strans determina circulação de 100% da frota de ônibus no domingo (02) - Eleições 2022
Eleições 2022
EM TERESINA

Após decisão do STF, Strans determina circulação de 100% da frota de ônibus no domingo (02)

Ministro ainda recomendou que o transporte público coletivo seja gratuito; presidente da FNP pediu que custos sejam cobertos pela Justiça Eleitoral


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) informou nesta sexta-feira (30) que, devido às Eleições 2022, irá emitir ordem de serviço para que a circulação de ônibus seja normal e sem redução neste domingo, dia 02 de outubro. A ação obedece a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

No documento emitido pelo STF, o ministro Luís Roberto ainda recomenda para todos os municípios do país que tiverem condições que ofereçam o transporte público urbano coletivo de passageiros  gratuitamente aos seus eleitores.

  

Strans emite ordem de serviço para que frota de ônibus funcione normalmente no domingo (02)
Reprodução

   

"Representaria grave retrocesso social afastar a aplicação de um mecanismo de garantia à plenitude da soberania popular justamente quando o custo do transporte se impõe mais gravemente à população como um obstáculo ao voto. É altamente recomendável que todos os municípios que tiverem condições de ofertar o transporte público gratuitamente no dia das eleições o façam desde já", escreveu na decisão do STF.

Nesta quinta-feira (29), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou um ofício para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, reafirmando o compromisso de prefeitas e prefeitos das médias e grandes cidades do país em garantir o serviço de transporte público gratuito nos dias de eleição, mas solicitando que seus custos sejam sustentados por recursos da Justiça Eleitoral, em valores proporcionais ao número de eleitores.

Nesta quinta-feira (29) o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) se posicionou sobre a determinação da Strans e afirmou que só aumentará a frota se a prefeitura arcar com os custos de forma antecipada.

  

Presidente da FNP pediu que custos de passagem gratuita sejam cobertos pela Justiça Eleitoral
Jade Araújo / A10+

   

Veja a nota completa da STRANS

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), informa que irá emitir ordem de serviço para que haja circulação normal de ônibus sem redução, neste domingo, dia 2 de outubro, devido às Eleições 2022, em obediência à decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

Além disso, a STRANS irá cadastrar veículos (vans e ônibus), até às 17h do dia 1º de outubro (sábado). O cadastro será realizado na sede da STRANS, localizada na avenida Pedro Freitas, 1252.

Os interessados devem comparecer com documentos do veículo, carteira nacional de habilitação (CNH), comprovante de residência e apresentar o veículo para ser vistoriado.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado