Presidente da Investe Piauí comenta ações para 2023 e metas para os primeiros 100 dias de gestão - Economia
INVESTIMENTO

Presidente da Investe Piauí comenta ações para 2023 e metas para os primeiros 100 dias de gestão

Em entrevista ao A10+, Victor Hugo detalha criação de porto em Luís Correia


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí está prestes a iniciar o processo de criação do Porto de Luís Correia. Ao A10+, o presidente da Agência de Atração de Investimentos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo, anunciou que ainda no mês de janeiro o governador Rafael Fonteles vai abrir o processo de licitação para criação do terminal de pesca na região. O presidente defende que esse terminal se conecta mais a atividade econômica do local e promete gerar uma grande quantidade de empregos.  

"Lançaremos agora no mês de janeiro a licitação do primeiro Porto de Luís Correia. O porto é um conjunto de terminais, terminal de grãos, de combustíveis, de passageiros, de carga, e nos temos também o terminal de pesca. Então vamos lançar o primeiro terminal que é o de pesca. Justamente aquele que emprega mais, que se conecta mais com a atividade econômica do local, que é mais sustentável", afirma Victor Hugo. 

  

Victor Hugo, presidente da Investe PI
Jade Araujo / A10+

   

O diretor conta que já existe um avanço no desenho da área portuária, mas que o projeto será feito por etapas com implantação de terminais, sendo o de pesca o primeiro no local. 

"O primeiro bloco dessa licitação para dragagem do local, ou seja, para aprofundar o leito do rio até chegar ao cais investiremos mais de R$ 60 milhões para dragagem, investiremos mais de R$ 30 milhões para o cais e então nós teremos uma retroárea, uma área atrás do cais, que será um complexo industrial voltado para pesca. Ainda estamos consolidando esses projetos, esses orçamentos, mas todo esse complexo prevê atração de investimento, de empresas interessadas no pescado e isso vai gerar uma quantidade significativa de empregos na região de Parnaíba", detalha. 

Além do Porto de Luís Correia, Victor Hugo detalha que no primeiro ano de governo, a Investe Piauí vai seguir em três linhas de atuação, sendo o primeiro eixo o desenvolvimento dos projetos estratégicos através de infraestrutura econômica, com portos, parques empresariais, distritos de inovação e políticas de incentivo. O segundo eixo consiste na necessidade de melhorar o ambiente de negócios na perspectiva de transformação digital e no terceiro eixo para tornar o estado receptivo a empresas. 

Leia também: 

"Precisamos melhorar o ambiente de negócios em uma perspectiva de transformação digital. Então estamos de um forma integrada com os órgãos que tem interface com a iniciativa privada, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Sefaz, todos esses órgãos interagem com as empresas e é nosso papel colaborar com essas instituições de governo para que ela melhore as suas relações com as empresas através de uma transformação digital. Nós também estamos consolidando a nossa estratégia de ser receptivo aos investimentos e eles possam acessar diversas plataformas e contar com nosso apoio aos interessados em investir no nosso estado", conta.

A Investe Piauí é uma empresa de economia mista criada pelo Governo do Estado, ainda na gestão de Wellington Dias, que dialoga de forma mais efetiva com a iniciativa privada podendo se associar a ela. 

"Temos o Porto de Luis Correia e dentro desses 100 primeiro dias de governo, o governador Rafael já irá lançar o terminal pesqueiro do Porto de Luís Correia, ou seja, é o primeiro terminal do complexo portuário. Isso já é histórico no primeiro mês de governo já lançar para licitação o terminal de um porto que é esperado há 110 anos", conta.

Victor Hugo também afirma que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), empresa que participa como grupo econômico dentro da Investe Piauí, o Distrito de Inovação em Teresina, com sede da Investe e das Startups que buscam apoio do governo, também estão entre as metas no primeiro ano. Ele ainda afirma que o estado está em tratativas para vinda de empresas ao Piauí.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado