Rejane Dias toma posse administrativa como conselheira do TCE-PI - Geral
EM TERESINA

Rejane Dias toma posse administrativa como conselheira do TCE-PI

Conselheira deve assumir agora os processos que estavam destinados a Olavo Rebelo, aposentado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A ex-deputada federal Rejane Dias tomou posse administrativa como conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) nesta sexta-feira (13). Acompanhada da família, ela foi empossada e agora, mesmo com o recesso do tribunal, deve ficar a par dos processos que estavam destinados ao conselheiro Olavo Rebelo, que se aposentou. Com a chegada de Rejane Dias, a Corte passa a ter maioria feminina. 

"Agradecer a todos, a minha família, dizer que eu estou muito entusiasmada, preencho os pré-requisitos para assumir o cargo. É um motivo de muita honra fazer parte do quadro da corte de contas. Vou me dedicar ao máximo para prestar um serviço de qualidade. Trago uma experiência de quem já foi gestora em áreas estratégicas para o estado do Piauí", afirma Rejane Dias.

  

Rejane Dias, conselheira do TCE-PI Jade Araújo / Portal A10+

   

Com a aposentadoria por idade do conselheiro Olavo Rebelo, Rejane Dias passou pelo processo de indicação do governador Rafael Fonteles e em seguida foi sabatinada pela Assembleia Legislativa. O presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, alegou que a chegada de Rejane Dias seguiu os moldes da lei. 

"Mostra formação na área da administração, na área do direito e o tribunal de contas, bem afeita a implementação de políticas publicas. O quadro de aposentadoria é um direito, você se aposenta por idade ou por tempo de serviço. Nao há duvida qualquer questionamento sobre alguém exercer um direito. o cargo ficou vago, a indicação era do governador como logicamente manda a lei com homologação pelo poder legislativo e isso aconteceu nos moldes que a lei determina", destaca o presidente do TCE-PI.

Cumprindo agenda em Teresina, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias compareceu a posse e destacou o fato da corte agora contar com maioria feminina. Rejane Dias chega ao cargo se unindo a Lilian Martins, Flora Isabel e Waltânia Alvarenga. 

  

Rejane Dias toma posse administrativa no TCE-PI Jade Araújo / Portal A10+

   

"Preparada tecnicamente, ela tem uma formação, com vasta experiência no setor privado e também na vida pública no executivo e legislativo. Coloca com a chegada dela o Piauí em uma importante marca nacional, empatado com o Rio Grande do Sul, são os dois estados com maior presença de mulheres com quatro conselheiras", relata o ministro. 

Biografia de Rejane Dias

Rejane Dias, 50 anos, é formada em Direito e Administração. Na política ela foi deputada estadual uma vez e por três vezes deputada federal, sendo reeleita no pleito de 2022. Ela também atuou como Secretaria de Educação e de Assistência Social. Em seu discurso durante a sabatina, a agora conselheira do TCE-PI lembrou da sua trajetória política e dos desafios que terá a partir de agora.

A petista foi coordenadora Estadual para Integração da Pessoa com deficiência de 2003 a 2010, Secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania de 2005 a 2006, Secretária de Estado da Educação em 2015. A deputada também tem um livro publicado em 2015, de título Rejane Dias- 1460 dias de trabalho e perseverança.

Entre os projetos criados estão o Pré-Enem e o passe livre para os estudantes de escolas públicas para realizarem a prova. Em 2019, ela propôs um projeto de Lei que insere psicólogos e assistentes sociais nas escolas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado