No Piauí, ministro Wellington Dias fala de Bolsa Família e programas sociais para 2023; confira - Política
VISITA

No Piauí, ministro Wellington Dias fala de Bolsa Família e programas sociais para 2023; confira

Em coletiva, Dias também afirma que articula uma visita de Lula ao Piauí ainda neste primeiro semestre do ano


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h23)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o governador Rafael Fonteles (PT), nesta sexta-feira (13), no Palácio de Karnak e anunciou as mudanças no Bolsa Família que, a partir de março, terá foco na integração com o Sistema Único de Assistência Social e na atualização do Cadastro Único.

Durante coletiva, o ministro relatou que acertou uma agenda com três pontos importantes. Dias afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer um novo encontro com todos os governadores para uma pactuação das prioridades dos estados do ponto de vista estratégico. Ele quer que Lula venha ao Piauí nas agendas iniciais. "O presidente quer visitar os Estados e fazer com o Piauí entre nas primeiras agendas", declarou.

  

Ministro Wellington Dias durante coletiva em Teresina Jade Araújo / A10+

   

O ministro contou que a partir de fevereiro o governo Lula vai começar a fazer uma busca ativa para  incluir quem está fora do programa e pagará R$ 150 para quem tem filhos menores de seis anos (pagamento previsto em março) e atualizar cerca de 10 milhões de benefícios que, segundo o piauiense, têm “indícios de irregularidades”.

Durante coletiva, Wellington Dias fez uma apresentação das prioridades. "Destaco os pontos que vamos trabalhar a partir de agora. Primeiro, cadastro único e neste mês ter todo o piloto que vai garantir a pactuação do governo federal, estados e municípios com as entidades. O objetivo  é garantir as condições de trabalhar a atualização  do cadastro a partir de fevereiro, fazer a vista ativa de quem passa fome e necessidade e do outro lado, a medida que o cadastro é atualizado, vamos encontrar quem não tem direito fazer providências para desligamento para que possamos ter a implantação com segurança do novo Bolsa Família que já vamos iniciar pagamentos a partir do mês de março com aqueles que estão aprovados e cadastrados no programa", explicou.

  

Coletiva realizada nesta sexta-feira (13) no Palácio de Karnak Jade Araújo / A10+

   

Dias também falou do Programa de Habilitação do Ministério com foco na área vinculado ao Cadastro Único e que não tem habitação. Segundo ele, o projeto vai trabalhar a habitação rural integrada com Ministério das Cidades e retomar o Minha Casa Minha Vida.

O ministro piauiense também destacou o programa de segurança alimentar com modelagem de apoio para restaurante popular, cozinha solidária, programa do banco de alimentos e destacou também o cartão social e o luz para todos, água para todos e outros que serão executados neste primeiro ano de mandato Lula.

  

Rafael Fonteles durante coletiva Jade Araújo / A10+

   

Ainda durante coletiva, o governador Rafael Fonteles (PT) contou que o Piauí não tem, desde o ano passado, nenhuma cidade entre as 50 mais pobres do país. Ele teceu inúmeros elogios a Wellington Dias e destacou que os piauienses serão beneficiados na gestão Lula com a volta de programas sociais que marcaram a gestão petista em meados de 2003.

"Programas que têm a ver exatamente com a dignidade que as famílias piauienses e brasileiras têm que ter. Então o Palácio vai tá sempre de portas abertas [ao ministro] e queremos sim que o Ministério esteja lá com a salinha reservada para os técnicos do Piauí e construírem juntos com a equipe de vossa excelência a melhor experiência, agora para o Brasil inteiro e não tenham dúvida que o Piauí estará pronto para receber todo o programa que for desenhado e constituído e iniciado pelo ministério. Em qualquer uma das áreas que envolva o desenvolvimento social, o combate à fome, a assistência social e o cuidado com todas as fases da família brasileira, especialmente a primeira infância e agora que eu sei que é uma bandeira sua, o com os idosos", declarou.

O governador ainda torceu para que Lula visite o Piauí nessas primeiras viagens que estão sendo planejadas pela equipe do presidente. O estado deu o maior percentual de votos para o petista no segundo turno das eleições de 2022.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado