Justiça concede liberdade a cabo Valério, acusado de assassinar policial civil no Piauí - Justiça
DECISÃO

Justiça concede liberdade a cabo Valério, acusado de assassinar policial civil no Piauí

Crime ocorreu na madrugada do dia 13 de setembro em Parnaíba


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O juiz Dioclecio Sousa da Silva concedeu liberdade ao cabo da Polícia Militar Valério de Sousa Caldas Neto, acusado de assassinar um policial civil identificado como Alexsandro Cavalcante Ferreira, no dia 13 de setembro em Parnaíba, litoral do Piauí. A defesa do cabo alegou que o mesmo confessou o crime e colaborou com a polícia em todo o processo. Na decisão, o juiz afirmou que não há a necessidade de manutenção de cárcere do PM. A alegação da defesa é que Valério Neto teria agido em legítima defesa. 

  

Cabo Valério e PC Alex
Divulgação

   

"Em observância aos critérios da necessidade e da adequação da prisão, entendo ser possível, no presente caso, conceder ao paciente a liberdade provisória, mediante a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, uma vez que não restaram satisfatoriamente demonstrados os motivos para aplicação da medida extrema da prisão. Portanto, não existindo nenhuma situação desabonadora que demonstre que o agente, se solto, volte a delinquir, não havendo que se falar em periculum libertatis no presentecaso, sendo a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão suficientes in casu", alega o juiz na sentença obtida pelo A10+. 

No dia 13 de setembro de 2023, Valério Neto foi encaminhado à Central de Flagrantes da Comarca de Parnaíba onde foi decretada a prisão temporária por 30 dias. No dia 11 de outubro, foi prorrogada a prisão temporária, alegando que a investigação policial comprovou a existência dos requisitos necessários medida. Desde então, Valério Neto seguia preso. Com a decisão ele vai poder responder pelo crime de homicídio em liberdade. 

Entenda o caso

Um policial militar, identificado como cabo Valério Neto, foi preso suspeito de ser o assassino do policial civil Alexsandro Cavalcante Ferreira. O caso foi registrado na madrugada do dia 13 de setembro deste ano, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O PM se apresentou à autoridade policial na Central de Flagrantes da cidade. A informação foi confirmada pelo delegado-geral, Luccy Keiko.  

  

Policial Civil é morto a tiros em assalto no litoral do Piauí e tem arma roubada por bandidos
Reprodução

   

Alexsandro era escrivão da Delegacia da Mulher de Parnaíba e teve a arma levada durante a ação criminosa. O policial foi encontrado morto na calçada de uma residência nas primeiras horas da manhã.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. "O procedimento está acontecendo não se tem notícia formal do depoimento prestado por ele. Se sabe que foi mais de um disparo. A equipe de investigadores está nas ruas para esclarecer a dinâmica e, naturalmente, a motivação desse fato", disse o delegado Luccy Keiko à TV Antena 10.

A arma do policial civil, que havia sido levada pelo autor do crime, foi entregue por ele na unidade de segurança. A arma do PM também foi apreendida.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado