STF começa a julgar se torna réus mais 250 pessoas pelo 8 de Janeiro - Justiça
BRASIL

STF começa a julgar se torna réus mais 250 pessoas pelo 8 de Janeiro

Julgamento vai até o dia 22; investigados poderão responder por crimes como associação criminosa e tentativa de golpe de Estado


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta terça-feira (16) se tornará réus mais 250 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por participação nos atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília. Ao finalizar esta análise, o STF terá analisado 1.045 das 1.390 denúncias, restando, portanto, 345.

Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

  

Extremistas invadem Congresso Nacional em atos de 8 de janeiro
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
   

O julgamento dos ministros ocorre de forma virtual até a próxima segunda (22). Nesta modalidade, os magistrados votam por meio do sistema do STF. Se houver pedido de vista, a votação é suspensa. Caso ocorra um pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico do tribunal.

Quinto julgamento sobre o 8 de Janeiro

Este é o quinto julgamento dos ministros do Supremo sobre os atos de vandalismo que resultaram na depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. Nos outros quatro, 795 denunciados foram transformados em réus. Confira abaixo o período dos julgamentos:
• 100 denunciados (de 18 a 24 de abril);
• 200 denunciados (de 25 de abril a 2 de maio);
• 250 denunciados (de 3 a 8 de maio);
• 245 denunciados (de 9 a 15 de maio); e
• 250 denunciados (de 16 a 22 de maio).
— Total até o momento: 1.045 denunciados
— Restam: 345 denunciados

No julgamento finalizado nesta segunda (15), inicialmente, seriam 250 denunciados, mas foram julgados 245 casos, pois houve problemas técnicos no plenário virtual. Diante disso, esses cinco serão incluídos numa análise futura.

Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado