Defesa de Alcide Filho diz que apresentador é vítima de tentativa de extorsão - Polícia
CRIME

Defesa de Alcide Filho diz que apresentador é vítima de tentativa de extorsão

Mãe do adolescente não teria aceitado desistência de adoção


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A defesa do apresentador e ambientalista Alcide Filho, preso pela Polícia Civil no dia 8 de junho, suspeito de estuprar um adolescente de 14 anos em Teresina, divulgou nesta segunda-feira (13) uma nota pública de esclarecimento afirmando que o publicitário é na verdade vítima de uma tentativa de extorsão, por parte da mãe do adolescente, que não teria se conformado com a desistência de Alcide no processo de adoção.

  

Defesa de Alcide Filho diz que apresentador é vítima de tentativa de extorsão
Reprodução Redes Sociais

  

“Com o passar do tempo, em meio aos hábitos do pretenso filho, digam-se próprios da idade dos jovens, o Professor Alcide Filho teve dificuldades no exercício da autoridade de pai, tentando apontar os bons e seguros caminhos da vida, até quando percebeu que deveria ser mais duro, tentando uma forma de manter a autoridade, ao anunciar que talvez não seria mais possível o acolhimento do jovem como filho. O desfecho foi o aborrecimento de ambos, pai e filho, e o retorno do rapaz à casa da mãe, ainda que temporariamente. As incompreensões da mãe, em defesa do filho, acabaram por resvalar em tentativas de extorsão”, diz a nota em defesa do apresentador assinada pelos advogados Marcos Patricio Nogueira Lima e Marcelo Vitor Coutinho Patricio Nogueira.

De acordo com a defesa, Alcide irá provar sua inocência e alega ainda que o adolescente que o acusa, também é vítima e merece proteção. “Ele conviveu durante todo o ano de 2021 em família com Alcide Filho, sendo tratado como filho e assim apresentado ao público e à sociedade, tal como ocorreu com outro adolescente que já vinha residindo anteriormente e se encontra em processo judicial de adoção”.

Entenda o caso

O apresentador Alcide Filho, foi preso suspeito de estuprar um adolescente de 14 anos em Teresina, a prisão foi realizada na manhã da quarta-feira (8), já na parte da tarde, o publicitário passou por Audiência de Custódia, onde o juiz da Central de Inquéritos, decidiu manter a prisão do apresentador Alcide Filho. Diante disso, o ambientalista foi encaminhado ao sistema prisional do estado.

A delegada Lucivânia Vidal, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente detalhou, em entrevista à TV Antena 10, o inquérito que investiga o apresentador e ambientalista, Alcide Filho. O caso chegou à polícia a partir do Conselho Tutelar, que recebeu a denúncia feita pela mãe do adolescente.

“No Conselho Tutelar, antes da Polícia Civil iniciar as investigações, o acusado tentou reverter a denúncia do estupro, o apresentador tentou exercer o poder financeiro que ele tem contra a vítima e família, dizendo que a criança teria furtado alguns objetos dentro da casa, o que não foi provado pelo acusado, nem com boletim de ocorrência que a vítima teria retirado algo da casa”, disse a delegada.

Ainda de acordo com a Lucivânia, o adolescente morava e trabalhava na produtora de TV, de propriedade do acusado, sob a alegação de receber uma ajuda financeira, e fez a denúncia por não suportar os abusos que sofria. Durante esse tempo, o adolescente também não era remunerado. “A mãe do adolescente tinha problemas financeiros, e por isso ele foi morar na casa do apresentador para trabalhar na produtora, em troca ele recebia ajuda financeira, depois os abusos começaram”, afirmou a delegada.

Reflexo da acusação 

Em nota enviada ao A10+, a Rede Meio Norte, onde o apresentador comandava uma atração, informou que o programa EKOAserá retirado da grade por tempo indeterminado, até que as denúncias sejam esclarecidas.

O apresentador Alcide Filho tambémfoi exonerado do Governo do Estado onde ele ocupava um cargo em Comissão de Gerente de Acompanhamento de Políticas Ambientais ligado a Secretário de Governo.

Veja abaixo a nota na integra:

NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO
Alcide Soares da Silva Filho, pai e arrimo de família, Professor, Publicitário e Apresentador de Televisão de cunho educativo e de natureza, vem, depois de mais de 40 anos de vida profissional sem qualquer mácula pública, através de seus advogados, considerando o quadro dantesco e opressor em que se encontra, indevida e violentamente acusado e preso em unidade penitenciária, sob o arbítrio de procedimentos apressados que reproduzem as práticas inquisitoriais da era medieval, quando a dignidade humana e o direito de defesa eram incendiados em sentenças e fulminados, vem tornar públicos os seguintes esclarecimentos:

Alcide Filho está sendo alvo de injustas e bárbaras acusações incriminadoras, mobilizadas de forma midiática e espetacular, sob o estandarte de escandalosos desvios morais e sociais,  extremamente graves, com o potencial para abalar e reduzir a pó a reputação granjeada ao longo de uma vida dedicada ao trabalho e a servir àqueles que lhe procuraram, clamando oportunidades nesse imenso e tumultuado mundo, marcado por desigualdades e exclusões sociais.

Ao tempo em que, enfim, merece o sagrado e singelo direito de defesa, garantia fundamental do mundo civilizado, provará com serenidade e firmeza sua absoluta inocência, das acusações que antecipadamente, sem o devido processo legal, concluem de forma categórica e inexorável, pela culpa de Alcide Filho, violentando de modo grosseiro e arbitrário a garantia de que ninguém poderá ser considerado culpado pelas autoridades públicas, até a conclusão final do processo judicial.

O professor, apresentador e publicitário, em mais de quarenta anos de vida profissional e pública,  agiu sempre em defesa das virtudes cristãs e da paz, do meio ambiente, da ecologia, das riquezas naturais e históricas do Piauí, nunca se envolveu com condutas que se assemelham ao nefasto objeto destas acusações, embora sempre tenha convivido com pessoas de todas as gerações, formando e educando jovens. Alcide Filho tem um passado completamente sem nódoas e antecedentes criminais, não havendo qualquer razoabilidade nas ações desenvolvidas pelo poder de punir do Estado, que nesse momento o submete implacavelmente, sufocando-lhe a liberdade, para lhe reduzir a capacidade de resistir a essa opressão, em trajes de escândalo.

O jovem , que também acaba sendo vítima nesse nefasto processo, merece toda a proteção, e conviveu durante todo o ano de 2021 em família com Alcide Filho, sendo tratado como filho e assim apresentado ao público e à sociedade, tal como ocorreu com outro adolescente que já vinha residindo anteriormente e se encontra em processo judicial de adoção. Significa dizer que a relação de Alcide Filho e o rapaz correspondia a uma relação absolutamente pública, que caminhava para a formalização jurídica, mas ainda condicionada, por prudência, à dinâmica da convivência em família.

Essas condições sempre foram claramente apresentadas a mãe do adolescente, que participava também de forma ativa da formação do rapaz, embora em outra residência. Nunca, em nenhum momento, Alcide Filho prometeu casamento a mãe do moço ou acenou nessa direção.

Com o passar do tempo, em meio aos hábitos do pretenso filho, digam-se próprios da idade dos jovens, o Professor Alcide Filho teve dificuldades no exercício da autoridade de pai, tentando apontar os bons e seguros caminhos da vida, até quando percebeu que deveria ser mais duro, tentando uma forma de manter a autoridade, ao anunciar que talvez não seria mais possível o acolhimento do jovem como filho.

O desfecho foi o aborrecimento de ambos, pai e filho, e o retorno do rapaz à casa da mãe, ainda que temporariamente.

As incompreensões da mãe, em defesa do filho, acabaram por resvalar em tentativas de extorsão.

A tudo o Professor Alcide Filho impavidamente resistiu, tentando não expor o jovem às esferas públicas. Nunca, em momento algum, deixou de comparecer a qualquer chamado público, ao tempo que favoreceu sem qualquer restrição as investigações.

A defesa levantou  nas últimas horas provas robustas, documentais, de que nunca aconteceu qualquer uma das terríveis condutas descritas, e que durante a instrução processual, quando serenar a tempestade do espetáculo provocado pelas apressadas acusações, haverão de convencer à justiça e à sociedade de sua inocência, do respeito que sempre manteve a integridade e a incolumidade das pessoas que conviveram e  convivem com o acusado.

Confiante em Deus e em Nossa Senhora da Conceição, guarda no coração a certeza de que nunca se arrependerá de bem acolher e encaminhar a quem lhe procure amparo e conforto, e que terá fôlego para continuar a defender que o mundo necessita de paz e fraternidade.

Na qualidade de advogados, estamos convictos ao abraçarmos esta defesa, que nosso amigo desde os tempos colegiais, é absolutamente inocente desta injusta e arbitrária acusação e poderá provar quando lhe restituírem o direito de falar e de se defender, e podermos ouvir novamente a cada domingo seu inesquecível bordão : “saúde, paz e energia, isto é incrível”.

Reiteramos com convicção a confiança na Justiça do Piauí.
Marcos Patricio Nogueira Lima e Marcelo Vitor Coutinho Patricio Nogueira- Advogados

Matérias relacionadas

“Apresentador tentou usar controle financeiro contra a vítima de estupro”, diz delegada
Justiça mantém prisão do apresentador Alcide Filho, suspeito de estuprar adolescente
Governo do Estado exonera apresentador de TV suspeito de estuprar adolescente


Dê sua opinião:

Fique conectado