📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O empresário dono de uma loja de aparelhos eletrônicos no Shopping da Cidade, preso na manhã desta quinta-feira (25) suspeito de praticar o crime de furto e de receptação qualificada de um celular, foi encontrado com dois novos aparelhos roubados em seu estabelecimento físico. Além de ter sido alvo do mandado de prisão, ele foi detido em flagrante.
Em entrevista à TV Antena 10, o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SOI) da SSP-PI, explicou que W.S.P é reincidente na prática criminosa. Uma vítima relatou à polícia que o indivíduo teria se passado por pessoa interessada pela compra de seu celular, efetuando a troca dos aparelhos, aproveitando-se da confiança da vítima na ocasião. Ele foi reconhecido após aparecer em vídeos que circularam nas redes sociais em uma manifestação na frente do Shopping da Cidade contra as operações realizadas pela polícia, no dia 23 de novembro de 2023.
Além dele, a Polícia Civil prendeu uma segunda pessoa. Trata-se de um homem, identificado pelas iniciais C.H.S.R, 24 anos, detido em Floriano. Durante a ação policial, o investigado estava de posse de 28 aparelhos celulares de origem ilícita. Ele teria adquirido um dos aparelhos oriundos de furto de W.S.P.
"No momento em que nós fizemos a busca na loja do empresário aqui em Teresina, nós conseguimos encontrar mais dois celulares roubados e mais três carcaças de celulares produtos de crime. Esse empresário vai ser autuado em flagrante pelo crime de receptação qualificada e também responderá pelo crime de furto praticado contra essa vítima que reconheceu na manifestação. Importante frisar que esses dois empresários são contumaz violadores da lei. São reincidentes nos crimes contra o patrimônio. O empresário aqui em Teresina já foi preso em flagrante vendendo celular roubado", esclareceu.
Pedido de fechamento de lojas
Matheus Zanatta ressalta que os alvos reincidentes na prática criminosa de venda de aparelhos furtados, a Secretaria de Segurança têm pedido a suspensão das atividades comerciais. Com as operações Interditados em 2023, foi registrado a diminuição de 40% em roubo e furtos de celulares em Teresina. Outros estados estão visitando o Piauí para conhecer e implementar o modelo da operação.
“Os empresários que estão reincidentes nas operações , no crime de receptação, nós estamos pedindo a suspensão definitiva e a justiça tem concedido. Embora eles fiquem soltos, eles não podem voltar mais a vender em lojas físicas ou virtuais. Vamos dar continuidade a operação Interditados. Esse projeto tem dado certo. Vários estados estão vindo conhecer. A SSP de Alagoas vai estar em Teresina, copiar o porjeto e implementar no estado”, finaliza o delegado.
Fonte: Portal A10+ com informações da Polícia Civil