Secretaria de Segurança lança sistema de videomonitoramento por IA em Teresina; saiba como funciona - Polícia
SEGURANÇA

Secretaria de Segurança lança sistema de videomonitoramento por IA em Teresina; saiba como funciona

Durante a solenidade, houve uma demonstração do sistema e apresentação dos primeiros locais monitorados


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, lançaram, durante as celebrações dos 173 anos de Teresina neste sábado (16), o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e inauguraram o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em um investimento de mais de R$ 23 milhões. A solenidade ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI).

O SPIA, que representa um grande avanço para a segurança no Piauí, conta com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente na capital, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração funcionando 24h por dia. Com a integração desses equipamentos às câmeras já existentes no estado, o sistema passa a operar com mais de 3.500 unidades conectadas.


  

Segurança inaugura o "SPIA" e reforça sistema de videomonitoramento em Teresina; saiba como funciona
Divulgação
   


“Segurança se faz com inteligência, tecnologia, integração das forças policiais e, portanto, com investimentos nesse sistema de videomonitoramento moderno, viabilizado a partir de recursos do Governo do Estado, sobretudo de uma emenda do senador Marcelo Castro. É mais um passo nessa direção de fortalecer a inteligência da segurança pública do Piauí”, declarou o governador Rafael Fonteles.

Entre as funcionalidades do SPIA estão o reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, permitindo o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.

Durante a solenidade, houve uma demonstração do sistema e apresentação dos primeiros locais monitorados. O processamento e a análise das imagens são feitos por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi). “Essas câmeras, que se somarão às já existentes em setores como educação, saúde e, em breve, particulares, nos ajudarão a aperfeiçoar o sistema e a melhorar o combate à criminalidade, principalmente os crimes violentos patrimoniais e contra a vida”, destacou o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas.

Outro diferencial é a instalação de 16 totens de emergência em pontos estratégicos, equipados com botão de pânico e câmera Speed Dome, permitindo que o cidadão acione a polícia diretamente em situações de risco.

Centro Integrado de Comando e Controle

Também foi inaugurado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), espaço que concentrará as imagens captadas pelas câmeras do SPIA, pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O. Fácil e totens interativos, e tecnologias que incluem radiocomunicação.

“Qualquer local que tenha uma câmera inteligente poderá se conectar ao CICC. Assim, em caso de sinistro, veículo roubado ou foragido tentando acessar o local, conseguiremos enviar de imediato a viatura mais próxima, já que hoje temos a localização embarcada de todas as viaturas”, explicou o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery.

Próximos passos

As próximas etapas do projeto incluem a instalação de um CICC em Parnaíba e a integração do sistema com câmeras em outros municípios, como Campo Maior e Piripiri, e particulares. As duas iniciativas lançadas neste sábado integram o Pacto pela Ordem, programa da SSP-PI que reforça a prevenção e o combate ao crime no estado, promovendo a cidadania e a defesa social.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

QUAL EDITORIA VOCÊ GOSTA DE ACOMPANHAR NO A10CAST?

ver resultado