“A esperança venceu o medo”, diz Rafael Fonteles ao tomar posse como governador do Piauí - Política
POLÍTICA

“A esperança venceu o medo”, diz Rafael Fonteles ao tomar posse como governador do Piauí

Em discurso, petista afirma que pretende levar o Piauí para a série "A" dos Estados 


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 11h30)

Em um longo discurso, Rafael Fonteles (PT) foi empossado na manhã deste domingo (01) como governador do Piauí. Aos 37 anos, o petista comandará o estado pelos próximos quatro anos. A sessão plenária de posse iniciou às 8h e contou com a presença de várias autoridades políticas, entre elas, do senador Wellington Dias (PT), futuro ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula.

Themístocles Filho assume como vice-governador do Piauí. A posse foi comandada pelo presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva que tomou posse nesse sábado (31). Ao longo do discurso, Fonteles agradeceu os piauienses pela confiança e citou que  irá priorizar os mais pobres e áreas como Saúde, Educação e Segurança.

  

Rafael Fonteles, governador do Piauí
Thiago Amaral / Alepi

   

Rafael teceu inúmeros elogios a Wellington Dias, Regina Sousa e agradeceu aos partidos e políticos que fizeram parte da base governista nas eleições. O petista exaltou a importância da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República e pontuou que a esperança venceu o medo. O petista foi eleito governador do Piauí ainda no 1º turno das eleições. Com a vitória, o PT mantém a hegemonia de quase 20 anos no poder. Esta é a 1ª vez que Fonteles assume um cargo político. 

Com um discurso pautado na geração de emprego, segurança pública e desenvolvimento econômico, Fonteles afirmou que pretende gerar 80 mil novos empregos e colocar o Piauí na "série A" dos Estados brasileiros. Ele relatou, por inúmeras vezes, que sente orgulho de ser conhecido como "Rafael do Nazareno", "Rafael de Lula", "Rafael do Piauí". Na ocasião, o petista agradeceu ainda os mais de 1,1 milhão de votos que obteve no pleito de outubro, quando foi eleito ainda no primeiro turno.

  

Petista de 37 anos comandará o Estado por quatro anos
Thiago Amaral / Alepi 

   

"Nosso propósito é levar o Piauí para a série A dos Estados brasileiros, nosso plano de Governo traz esse compromisso expresso, é um plano de Governo não apenas racional, mas com um olhar humano, uma grande expressão do Piauí que queremos, um estado que segue em frente sem deixar ninguém para trás, sonhamos com um Piauí grande, com cada vez mais oportunidade ao nosso povo", declarou.

Ainda no discurso, Rafael Fonteles citou escritores como Augusto Cury e Fernando Pessoa na célebre frase “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” para falar sobre as metas estipuladas do seu plano de governo.

Vice-governador destaca trajetória em discurso 

Agora, vice-governador do Piauí, Themístocles Filho discursou sobre ter ficado 18 anos à frente da Alepi, das conquistas pessoais e da união entre MDB e PT que resultou na vitória da chapa petista nas eleições deste ano. Relembrou também diversos momentos importantes para e para a casa, como melhorias e criações de novos projetos, como por exemplo a TV Assembleia e Escola do Legislativo. Themístocles aproveitou ainda para agradecer sua família por todo o suporte durante sua trajetória na política piauiense.

  

Themístocles Filho, vice-governador do Piauí
Thiago Amaral / Alepi

   

"Ontem, último dia do ano de 2022, renunciei ao mandato de deputado e presidente desta Casa, cargo que ocupei com muita responsabilidade durante nove mandatos. Fechei um ciclo importante na minha vida pessoal e atividade pública. Hoje, encaro outro desafio de ser vice-governador, conquista resultante da união do MDB e o PT. Rafael será um dos maiores governadores do Piauí. Lula sabe reconhecer os companheiros e com certeza reverterá em benefícios para o Piauí. Que cada um leve consigo minha gratidão eterna por essa caminhada que fizemos juntos. A palavra de ordem seja avançar, nunca devemos nos acomodar. Confio plenamente na competência do novo presidente Franzé. Agradeço minha família por todo apoio. Sigo para minha nova jornada ao lado do governador e pedindo ao nosso Deus que permite a missão de cuidar do nosso Piauí", explanou.

Por volta das 9h30, Rafael e Themístocles chegaram ao Palácio de Karnak, onde ocorreu a transmissão do cargo. O petista recebeu as honras militares, cumprimentando os comandantes das Polícias. Ele também foi recebido por um público entusiasmado, que o esperava para saudá-lo no primeiro dia como governador do Piauí.

Após assinar o termo de posse, Fonteles recebeu a faixa de governador do Piauí de Regina Sousa. A partir de agora, ele é governador eleito, diplomado e empossado. "Quero agradecer especialmente à governadora Regina Sousa, pelo exemplo de mulher, de gestora pública séria e comprometida com o bem coletivo! Um momento de emoção, de orgulho e de honra para mim", declarou.

  

Rafael Fonteles e Regina Sousa no Palácio de Karnak
Jade Araújo / A10+

   

A cerimônia acabou por volta das 10h30. Agora, Rafael Fonteles embarca rumo à Brasília para acompanhar a posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ato contará com a presença de várias lideranças políticas e marca o início do governo do petista que após 12 anos retoma à presidência.

Fotos: Jade Araújo / A10+ e Thiago Amaral / Alepi


Perfil

Rafael Tajra Fonteles, 37 anos, é mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ), concluído aos 21 anos, com obtenção de grau máximo (A).

Em janeiro de 2015 ele assumiu o cargo de secretário estadual da Fazenda do Piauí a convite do então governador Wellington Dias. Coordenou o programa de investimentos do governo estadual, denominado PRO Piauí, a partir de 2021. Ele permaneceu nos dois cargos até o dia 31 de março de 2022.

  

Posse ocorreu na manhã deste domingo (01)
Divulgação

   

Fonteles também presidiu o Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), por dois mandatos em 2019 e 2021, ambos eleitos por unanimidade. Deixou o cargo em março de 2022 para ser candidato a governador do Piauí.

Ele é casado com a médica Isabel Araújo e pai da Teresa, do Thomaz e da Elisa. Rafael é filho do ex-deputado federal Nazareno Fonteles (PT), que também é médico e matemático, e da enfermeira Nereida Tajra.

Autoridades participam da posse de Rafael 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PT) falou sobre a posse de Rafael Fonteles em entrevista à imprensa. Ele citou que a parceria deve continuar porque é a continuidade de um governo. Na ocasião, o gestor relatou que também estará presente na posse de Wellington Dias como ministro em Brasília na segunda (02).

  

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina
Laura Parente / A10+

   

"Acredito que vai continuar as esperanças e parcerias, até porque vivemos num país republicano. Agora é tocar pra frente, unidos, faremos muito mais. Para melhorar a situação temos um ministro de Estado [Wellington Dias], acredito que tanto lá [Brasília] quanto aqui [Teresina] as parcerias continuarão. É uma continuidade, em termo nacional um novo momento, mas aqui acredito que a coisa vai melhorar bem mais [com Rafael]", disse.

Nomeado para o cargo de secretário executivo no Ministério do Desenvolvimento Social de Wellington Dias, Osmar Júnior também esteve presente na posse de Fonteles. Em entrevista à imprensa, ele comentou o desafio em estar representando o estado e das tarefas que eles terão a partir deste ano no combate à fome.

Atual presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT) falou sobre a relação que a Casa terá com o atual governador Rafael Fonteles. Ele citou que, apesar de ter um alinhamento forte com o petista, a Alepi tem sua independência e vai analisar cada medida em benefício do Piauí. Silva pontuou que pretende modernizar as estruturas da Assembleia e melhorar os gabinetes dos deputados.

  

Florentino Neto
Laura Parente / A10+

   

Eleito deputado federal, Florentino Neto, ex-secretário de Saúde do Estado, comentou em entrevista à imprensa que está bastante animado com o governo Rafael Fonteles. Ele contou que deseja fazer um mandato participativo, além de destinar emendas para a Saúde [um dos principais focos] e trabalhar para execução de obras de infraestrutura nas regiões mais pobres do estado.

"Queremos diminuir tanta desigualdade, principalmente nas periferias. A ideia é trabalhar com Rafael, ele detém hoje a grande esperança do Piauí, acredito que ele possa ser um dos maiores governadores da história", disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado