Hospital Getúlio Vargas registra mais de 24 mil internações e cirurgias no ano de 2024, em Teresina - Saúde
SAÚDE

Hospital Getúlio Vargas registra mais de 24 mil internações e cirurgias no ano de 2024, em Teresina

De janeiro a novembro do ano passado, foram realizadas 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) avança como uma referência em alta complexidade no Estado, impulsionado por investimentos em tecnologia, ampliação de serviços e certificações de excelência promovidos pelo Governo do Estado e a Secretaria da Saúde (Sesapi). De janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos, reafirmando o compromisso da unidade com a saúde pública.

  
HGV  Sesapi
 
 
 

“O hospital se destacou com procedimentos inéditos em neurocirurgia, cardiologia, cirurgia geral e radiointervenção, além de adquirir equipamentos modernos para cirurgias urológicas, neurológicas e cardiovasculares”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

O HGV também ampliou o serviço de cardiologia, abriu o Centro Cirúrgico Cardiovascular e um novo setor de hemodinâmica. “Com esses investimentos, ampliamos o atendimento para pacientes de Teresina e do interior do Piauí. Reduzimos o tempo de espera por cirurgias neurológicas, fortalecemos a equipe de transplante renal e realizamos a primeira captação de órgãos fora de Teresina, descentralizando o serviço e aumentando o acesso ao usuário. Também reforçamos a equipe de nutrição enteral e parenteral e a Comissão de Cuidados Paliativos”, explica a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho.

História de superação

Uma das pacientes beneficiadas foi a auxiliar escolar Ramaria de Sousa Santos, 36 anos, natural de São Paulo. Em fevereiro, ela começou a sentir tonturas, desequilíbrio e perdeu os movimentos das pernas, precisando usar cadeira de rodas. Veio para o Piauí buscar atendimento médico, pois sua sogra reside em Teresina.

“Meu primeiro atendimento foi no HUT e depois fui transferida para o HGV, onde recebi o diagnóstico e passei por uma cirurgia. Agora estou bem. Foi tudo tranquilo, já estou andando devagar e voltando à minha vida normal. Retornei para São Paulo, mas sou muito grata ao HGV. Os médicos foram maravilhosos, especialmente os neurologistas Antônio Carlos e Leonardo. Só tenho a agradecer”, afirma.

Certificações e reconhecimentos

Pelo quinto ano consecutivo, o HGV obteve o certificado de alta conformidade e, pela primeira vez, foi reconhecido internacionalmente nas áreas de nefrologia e segurança do paciente. A Unidade de AVC recebeu certificações duplas, consolidando o alto nível de atendimento.

Iniciativas pioneiras

O hospital passou a oferecer exames como tomografia e ecocardiograma para pacientes externos e implementou um serviço de telemedicina pelo programa “Piauí Saúde Digital”. Também foi pioneiro no lançamento do “Projeto Cuidar Piauí”, voltado à humanização e acolhimento de pacientes e colaboradores.

“Vamos investir ainda mais no HGV, o maior hospital público do Piauí. A unidade fortalece sua posição como referência em saúde e amplia a confiança da população em seus serviços de alta qualidade”, destacou Dirceu Campêlo.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Você gosta de acompanhar as notícias por qual rede social?

ver resultado