O desaparecimento de Samuel Brendow completou 7 meses no último dia 17 e a família segue sem respostas sobre o paradeiro do jovem, que sumiu em novembro de 2022. Samuel foi visto pela última vez em um bar, bebendo com amigos. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas até agora sem elucidação.
O rapaz, de 23 anos, foi visto pela última vez em um bar na zona Sul da capital. Desde então, familiares não tiveram mais notícias sobre o paradeiro dele. Ele havia saído da prisão e estava trabalhando como garçom. Juscileide Santos, mãe de Samuel, contou à TV Antena 10 que nunca mais recebeu informações sobre o caso.
“Até o momento não tivemos nada [de informação]. São sete meses sem notícia, sem qualquer informação e fica aquela pergunta: 'cadê? por que ainda não chamaram a gente?’ Qualquer informação sobre corpo que achavam eu e o pai dele vamos para o IML, mas nenhum era ele. A única coisa que eu quero é pelo menos encontrar os restos mortais dele. Não quero vingança, só quero enterrar o Samuel”, disse à reportagem.
No dia 06 de dezembro, menos de um mês após seu desaparecimento, a família de Samuel recebeu uma foto de uma cabeça que, segundo eles, pode ser do jovem. Na época, o irmão mais velho da vítima informou ao A10+ que recebeu de um amigo a foto da cabeça. Ele reconheceu alguns traços, mas a polícia vai apurar ainda se é de Samuel. Ele relatou ainda que a imagem foi transformada em 'figurinha' e que estava sendo compartilhada em grupos de WhatsApp.
“Eu não consegui ver essa foto. Só quem tem essa foto é meu outro filho. Quando eu soube dessa foto eu passei mal. Meu filho acha que é ele. Nunca tivemos notícias, só essa foto”, disse Juscileide Santos.
Juscileide contou ainda que sua vida não é a mesma desde o desaparecimento de seu filho e que a única coisa que quer é enterrar os restos mortais do jovem. “Eu tenho quatro filhos e netos. Quem me fortalecem são eles, mas tem dia que eu não sou ninguém. Eu acordo 2h da manha e não consigo dormir mais. Eu só quero uma resposta e que o delegado me ajude. Eu sou mãe, eu quero uma resposta do caso do Samuel”, finalizou.
O que diz a polícia
O delegado Jorge Terceiro também conversou com a TV Antena 10 sobre o caso e disse que o processo não foi arquivado e que o caso ainda está sendo investigado. Ele falou que existem diversos processos como esse e que a polícia realiza todas as diligências necessárias em cada um deles.
"O caso desse rapaz é um dos mais de 10 procedimentos de pessoas desaparecidas que tramitam aqui na unidade de desaparecidos em que há indícios de pratica de crimes, que sejam pessoas que possivelmente foram sequestradas, possivelmente vitimas de homicídio. Esse procedimento foi iniciado pela delegada Fernanda e com a nossa chegada demos apenas continuidade. Todas as diligências foram realizadas e a família pode ficar ciente de que o caso não foi arquivado, ele continua em aberto mesmo ainda não tendo sido localizada a vítima", contou.
Relembre o caso
A família e amigos de Samuel Brendow Sousa Santos estão em busca do jovem de apenas 23 anos que está desaparecido desde 17 de novembro. Ele foi visto pela última vez em um bar, bebendo com amigos.
Um familiar da vítima contou ao A10+ que Samuel teria sido preso e que foi solto. Foi relatado ainda que ele se envolveu com facções criminosas dentro da prisão e que seu desaparecimento pode ter sido ocasionado por um grupo criminoso rival.
Matérias relacionadas
- Família pede ajuda para localizar jovem de 23 anos desaparecido em Teresina; veja detalhes
- Samuel Brendow: família recebe foto de cabeça que pode ser de jovem desaparecido
- "Foi bem difícil", desabafa familiar que recebeu foto de cabeça decepada de Samuel Brendow
- Família cobra agilidade da polícia para elucidar caso Samuel Brendow: “Cadê o corpo?”
- Caso Samuel Brendow: delegado Barêtta garante que investigações estão avançadas
- Desaparecimento de Samuel Brendow completa 1 mês em Teresina; o que se sabe até agora
- "Ele merece um enterro digno", declara mãe de jovem desaparecido; família acredita em execução
- Há 3 meses sem respostas, família de Samuel Brendow volta a pedir ajuda para encontrar jovem