📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
O Governo do Piauí apresentou, nesta quarta-feira (07), os indicadores da segurança pública referentes ao ano de 2025. Os dados revelam avanços significativos na redução da criminalidade, com destaque para a queda nas mortes violentas intencionais, que atingiram o menor patamar da última década. Para comentar os resultados, o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, participou do programa Balanço Geral Piauí, da TV Antena 10.
Durante a entrevista, o secretário destacou que os números positivos são resultado da integração entre as forças de segurança, do aumento do efetivo e do uso da inteligência policial como estratégia central no combate ao crime.
“Essa integração com aumento do efetivo da Polícia Civil, Militar e Bombeiros foi muito importante. O número de homicídios no Piauí em 2025 foi o menor em 10 anos. O número de homicídios em Teresina foi o menor em 15 anos. Queremos chegar a números ainda menores. Para nós, é importante a integração, o investimento e a inteligência. Sem inteligência, a gente teria só violência, e o que a gente teve foi o aumento do número de prisões”, disse Chico Lucas.
De acordo com os dados apresentados, em 2022 foram registradas 825 mortes violentas intencionais no estado. Em 2025, esse número caiu para 573, representando uma redução de 31% e o menor índice dos últimos dez anos.

O secretário também falou sobre o fortalecimento do sistema prisional, destacando o aumento no número de vagas e o bloqueio da comunicação ilegal dentro das unidades, o que contribui diretamente para a redução de crimes como golpes e extorsões.

Segundo ele, o estado contava com cerca de 4.500 vagas no sistema prisional e está avançando para aproximadamente 8.500. As unidades prisionais do Piauí, conforme ressaltou, são consideradas “mudas”, sem possibilidade de ligações telefônicas a partir do interior dos presídios, o que dificulta a atuação de organizações criminosas.
Outro dado relevante apresentado foi a redução dos casos de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Em 2022, foram registrados 25 casos, enquanto em 2025 esse número caiu para 14, uma diminuição de 44%.
“Chegamos a ter, no passado, mais de 40 latrocínios no Piauí. Este ano foram apenas 14 e queremos diminuir ainda mais. O crime violento patrimonial e o crime violento contra a vida têm que ser combatidos, e o combate tem que ser com a prisão. Nosso lema é: bandido bom é bandido preso”, informou Chico Lucas.
O secretário também abordou ações específicas para combater crimes praticados por meio das redes sociais, como a chamada “Operação Rolezinho”, voltada ao enfrentamento de práticas ilegais associadas ao chamado “grau” e à promoção de outros delitos.

“Foi realizada a Operação Rolezinho para combater o grau. Ela está estimulando o crime, descumprindo a lei e muitas vezes faz isso para juntar seguidores e cometer outros crimes, como divulgar jogos ilegais ou vender produtos ilegais. Percebendo isso, temos uma estratégia inovadora no Brasil, em que alguns crimes a gente combate derrubando o Instagram. Esse trabalho é todo pensado, planejado. Temos formas inteligentes de combater”, contou Chico Lucas.
Por fim, o secretário destacou a expressiva queda nos índices de roubo no estado, resultado de operações específicas e do monitoramento constante das modalidades criminosas.
“Em 2022 foram cerca de 20 mil roubos; em 2025 foram 10 mil, uma queda de 50%. Não acabou, ainda temos 10 mil roubos, um número alto e que queremos combater. A gente não quer dizer que estamos no mundo dos sonhos; há uma curva de diminuição. Isso representa menos celulares e veículos roubados, e vamos nos aperfeiçoando cada vez mais no combate. Deixaram de roubar celular e foram para o ouro, então lançamos a Operação Ouro Sujo. Roubam moto e nós temos o SPIA. Roubam o módulo da moto e nós vamos nas sucatas. Estamos nesse trabalho de combate todos os dias”, finalizou.
Fonte: Portal A10+