Diretora de escola é denunciada por negar matrícula a criança com autismo no Piauí - Justiça
DENÚNCIA

Diretora de escola é denunciada por negar matrícula a criança com autismo no Piauí

De acordo com o MPPI, a mãe da criança foi informada de que havia vaga disponível


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) denunciou Raimunda Galvão Pinheiro dos Santos, diretora de uma escola privada em São Raimundo Nonato, por negar matrícula a uma criança de 6 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A conduta é crime previsto no art. 8º, inciso I, § 1º, da Lei nº 7.853/1989, que trata da proteção das pessoas com deficiência.

Segundo a denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Leonardo Dantas Cerqueira Monteiro, da 1ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, a mãe da criança procurou a escola no dia 13 de fevereiro de 2025 e foi informada de que havia vaga disponível. No entanto, ao mencionar que o filho tinha TEA, a diretora recusou a matrícula, alegando que a escola já possuía três alunos com a mesma condição.

  
Diretora de escola é denunciada por negar matrícula a criança com autismo no Piauí
Foto ilustrativa
 
 
 

Além da denúncia criminal, o MPPI requereu a condenação da diretora ao pagamento de R$ 15.180,00 (equivalente a 10 salários-mínimos) por danos morais à vítima, com base no art. 387, IV, do Código de Processo Penal (CPP).

O Ministério Público ainda propôs um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), mas a denunciada não demonstrou interesse em aceitar o acordo.

Fonte: Portal A10+ com informações do MPPI


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual editoria do A10+ você mais gosta de acompanhar por aqui?

ver resultado