Em encontro com Dr. Pessoa, ministra Liana Chaib fala sobre desafios no TST - Justiça
EM TERESINA

Em encontro com Dr. Pessoa, ministra Liana Chaib fala sobre desafios no TST

Ministra afirma que poderes devem manter o diálogo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Durante o encontro com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, no Palácio da Cidade, na manhã desta quarta-feira (04), a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib, falou sobre os desafios junto a corte. Ela se torna a primeira piauiense, após 81 anos, a assumir uma vaga no TST.

  

Ministra Liana Chaib
Jade Araujo / Portal A10+

   

“É uma importância enorme, uma responsabilidade enorme porque ter um membro vindo do Piauí é um julgador que vai ter um olhar um pouco diferenciado, vai poder contribuir com a realidade do Piauí. Lá no TST com olhar feminino, com olhar nordestino, com a minha experiência de vida aqui, de onde eu nasci. Acho que é um peso enorme além de uma responsabilidade que eu tenho”, conta Liana Chaib.

Em novembro de 2022, após sabatina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade a indicação da desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, para assumir o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O nome da desembargadora foi escolhido pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a vaga. Após a sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, o nome foi submetido ao Plenário da casa legislativa antes da nomeação. A indicação da desembargadora foi aprovada com 27 votos. Um mês depois, bastante emocionada, a desembargadora piauiense tomou posse como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A solenidade ocorreu no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no térreo do bloco B.

  

Ministra Liana Chaib, prefeito Dr. Pessoa e desembargador Francisco Meton
Jade Araujo / Portal A10+


No encontro desta manhã, a ministra esteve reunida com o prefeito Dr. Pessoa e o desembargador do TRT-PI, Francisco Meton, onde ocorreu troca de presentes. Prestes a assumir a vaga, a ministra reforça a importância de manter o diálogo entre as instituições.

“O intercâmbio entre as instituições é necessário, o diálogo, enfim, acho de suma importância os órgãos institucionais manterem o bom relacionamento. Eu como, agora no TST, mas minha casa é aqui, eu represento o Piauí também. O Dr. Pessoa é um amigo então estamos só mantendo mesmo”, finaliza a ministra. 

A ministra também defendeu que as leis devem conceder, dentro da nova estrutura, o mínimo necessário de proteção: “Eu acho que cabe o aperfeiçoamento, acho que assim como nós, o ser humano caminha sempre no aperfeicoar. Costumo dizer que é como uma roupa antiga, você não cabe mais naquela roupa de seis anos atrás, então é preciso fazer um ajuste nela, assim são as relações sociais, laborais, sempre é necessário um ajuste”.

  

Encontro realizado na manhã desta quarta-feira
Jade Araujo / Portal A10+

   

Sobre Liana Chaib

Liana Chaib ingressou na magistratura do trabalho em 17/5/1990, como juíza do Trabalho substituta no TRT da 22ª Região (PI). Em dezembro de 1990, tornou-se presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Teresina e, em junho de 2001, foi promovida, por merecimento, a desembargadora do TRT, onde ocupou os cargos de vice-presidente e corregedora-regional (2012/2014) e de presidente (2004/2006 e 2018/2020).

Formada em Direito, a piauiense possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desde 1988, é professora de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Piauí.

Matérias relacionadas

Por unanimidade, comissão do Senado aprova indicação de Liana Chaib ao TST

Piauiense Liana Chaib toma posse como ministra do TST

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado